sábado, 21 de setembro de 2013

ESPIONAGEM AMERICANA

Texto de Aloisio Guimarães

Nos últimos dias, o governo brasileiro, aparentemente, está muito ofendido com a espionagem que os americanos fizeram da presidente Dilma, de alguns dos seus assessores e da Petrobrás.
Segundo a mídia, depois da divulgação do episódio, os assessores mais influentes da presidente Dilma, incluindo o Lula, estão aconselhando-a não ir a uma viagem aos Estados Unidos, programada para o mês de outubro, como demonstração de indignação. E, pelo visto, ela não vai mesmo.
Diante de tudo que tenho lido a respeito, aliado aos anos que já vivi, pergunto (e respondo):
1. Será que existe algum país no mundo que não seja espionado pelas grandes potências, tais como os Estados Unidos, a Rússia e a China?
- Eu duvido que tenha.
2. Será que eles mesmos não se espiam, uns aos outros?
- Eu acredito que sim.
3. Será que os americanos deixaram de espionar os russos e vice e versa?
- Eu acredito que não.
4. Será que o grande alarde que o Brasil fez do seu petróleo, descoberto no pré-sal, não aguçou ainda mais a curiosidade de todos eles (americanos, russos, chineses...) e por isso mesmo é que a Petrobrás foi espionada?
- Eu acredito que sim.
Para mim, chega!
Eu não engulo a balela do governo brasileiro, quando berrar que a soberania nacional foi ofendida pelos americanos e se calou diante do que o Evo Morales fez com um avião brasileiro da FAB, retido, invadido e revistado na Bolívia, à procura do senador Pinto; a menos que, para os nossos governantes, o nosso avião não seja extensão do nosso território!
Chega de jogo de cena! Basta achar que todos os brasileiros são tapados! Não adianta o massacre feito na imprensa, se fazendo de vítima, porque eu não me indignei e nem ficarei indignado com a espionagem americana. Para mim, basta os mensaleiros do PT (partido do governo) para esgotar a minha cota de indignação e de nojo!
Por fim, pergunto:
- Se os americanos já sabem dos "nossos segredos", não está na hora do povo brasileiro também saber quais são eles?
O Brasil precisa saber se eles são, ou não, "republicanos"!

2 comentários:

  1. Aloísio...
    Este assunto "espionagem" é mais uma palhaçada. Concordo com tudo que vc escreveu.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Aló, essimininu, essa descarada espionagem dos isteitis
    é um ultraje à nossa soberania tupiniquim. Já pensou se
    madamA presitentA se invoca e faz um bloqueio aeronaval
    e telecomunicativo àquela republiqueta??? Seu Oh Brama
    tá cutucando o cão com vara curta ..

    ResponderExcluir