quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O SERMÃO DA MONTANHA (VERSÃO MODERNA)

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Quem é professor sabe muito bem o que o texto abaixo significa, onde Jesus é retratado tentando ser um professor, mostrando que até para o Senhor seria muito difícil aguentar a situação em que vivemos.
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É para copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém!
E foi nesse momento que Jesus, olhando para o céu, disse:
- Senhor, por que me abandonastes?

3 comentários:

  1. Apesar de que para alguns "pobres de espírito" o texto parecer uma heresia, ele é muito bom!

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    1. Caro "Anônimo",
      As minhas convicções religiosas jamais permitirão que eu venha a cometer qualquer tipo heresia.
      O texto publicado, recebido por e-mail, procura demonstrar, metaforicamente, a via-crúcis dos professores em qualquer sala de aula do Brasil, seja na escola pública ou na escola privada.
      Como ex-professor, afirmo: o texto é de uma realidade absoluta.
      Abraço.

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    2. Caro Prof. Aló, esse texto consegue ser mais real
      do que o rei. Quem, como nós dois, professorou com
      muita abnegação e competência sabe bem da
      veracidade dessa gostosa metáfora.

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