quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PROFISSÃO: PROFESSORA

Texto de Isvânia Marques
 Professora, Escritora e Presidente da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes

Como poderíamos definir o professor? Como um profissional voltado para o aprimoramento contínuo de sua clientela? Como um amigo, que faz uso de seu carisma em favor de uma classe mais receptiva às aulas e à aprendizagem? Ou ainda, como um ser que se liberta de conceitos preestabelecidos, criando condições de descobrir caminhos capazes de enriquecer a abordagem pedagógica e facilitar a relação com seus alunos?
Após longos anos dedicados e resultantes da nossa vivência com a educação, responderíamos que ser professor é ser afirmativo a todas as perguntas elaboradas no primeiro parágrafo. Mais do que isso: é ser um profissional que extrapola as suas funções, rompendo o que lhe é sugerido por uma tradição milenar; atinge a versatilidade de um processo no qual ele se inclui e se questiona; revê novas metodologias, estabelece parâmetros e possibilidades que o atualizam dentro de um relacionamento que consiste em promover o crescimento entre mestre e alunos.
Por meio dessa nossa vivência em sala de aula, contribuímos para a formação de inúmeras turmas em diferentes entidades educacionais deste Estado. Médicos, políticos, dentistas, psicólogos, promotores, advogados, contadores, bancários, professores (e outras tendências profissionalizantes) passaram por nossas mãos, em seus estágios nas bancas escolares do aprendizado. Compensaram-nos com o carinho que até hoje se eterniza a cada encontro casual (ou não); com a transferência de nossos nomes aos seus filhos, no batismo de suas identidades, deixando neles registrada nossa marca, nossa passagem por suas vidas e, dessa maneira, ultrapassávamos os limites de nossos compromissos na sala de aula.
É gratificante ensinar, quando este fato consiste numa realização íntima, vivenciada pela satisfação de representar bem o seu papel, de criar textos sugeridos pela emoção dos momentos vividos, sempre de maneira espontânea, diversificada, rica e confiante.
Neste movimento que nos descobrimos psicólogos, analistas, amigos e profissionais. Canalizamos todas essas tendências aguçadas e provocadas por nós, direcionando-as à aprendizagem metódica de conteúdos programáticos da educação, embora sem fugir às propostas do cotidiano, nem transformá-los em seres insensíveis ao choro, nem agressivos consigo mesmos e com o mundo que lhes rodeia.
Sinceramente, não sabemos se seríamos mais felizes se tivéssemos escolhido outra profissão. Não sabemos se a “outra” nos daria chances a tantas realizações; se tornaríamos esse exercício contínuo uma forma de terapia e, ao mesmo tempo, de nossas aulas, uma ponte que conduz a verdadeiras amizades.
Possuímos muitos amigos. Dentre eles, ex-alunos que fizeram perdurar e exceder o entrosamento iniciado na sala de aula, levando para fora dela o que nela fora plantado. Aprendemos o cumprimento da reverência mútua, do respeito às normas, às perdas, às diferenças e aos limites de cada um. Respeito que, em sua noção básica, provém de seu primeiro contato social: a família. Daí então, comungando e transferindo às outras relações: à vizinhança, à escola, aos amigos, à sociedade e ao mundo, enfim.
Confiamos na grande parceria compreendida entre a escola e a família. Esse envolvimento e troca de propostas e experiências engrandecem o principal elemento e objetivo dessa união, o aluno, uma vez que é este a meta do amor a ele depreendido pelas duas partes nele interessadas.
Ninguém mais do que a família a querer o melhor para o seu filho; ninguém mais do que a escola para fazê-lo descobrir seu potencial e se ver como um ser especial em sua individualidade. A família e a escola devem ser - constantemente - uma sociedade criada dentro dos critérios que visem ao aluno como um ser determinante, vivo, inteiro e atuante, precisando de limites aliados ao amor; de regras aliadas à proteção e de responsabilidades comungadas às doses de liberdade. A interação, formada pelo binômio aluno e escola, não funciona sem a participação da família, produzindo benefícios às partes formadas em torno do bom funcionamento educacional.
Confunde-se o bom profissional na educação com aquele que não imputa responsabilidade ao aluno nem lhe impõe limites; ou – ainda – não lhe atribui “não” como resposta imposta às suas exigências imaturas. É tempo de questionar, refletir, mudar e amadurecer através de experiências convividas com o “sim” e o “não”, oriundas de uma adversidade natural e da exigência da própria vida.
Não somos heróis. Nem sábios. Nem monstros.
Não nos crucifiquem por nossos fracassos. Nem os pais nem a sociedade. Não nos queiram mal se somos simplesmente humanos e amantes da emoção e do conhecimento; dos métodos e da avaliação personalizada; da nossa plateia (alunos) e da nossa missão em permanente desempenho; da valorização do nosso time e do entusiasmo da nossa torcida...
Não nos queiram mal, pois somos apenas professores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário