quarta-feira, 3 de junho de 2015

NAS ONDAS DO RÁDIO

Texto de Aloisio Guimarães

Este causo é dos tempos da saudosa Faculdade de Engenharia.
No final da década de 70 a televisão ainda era incipiente e cara. Por isso mesmo era considerada coisa de rico, fazendo com que o rádio fosse o maior e mais popular meio de comunicação da época.
Em Maceió, mais precisamente na Rua do Comércio, já perto da Praça dos Martírios, existia uma loja de móveis cujo nome de fantasia era "Carrossel Musical". Essa loja era a patrocinadora de um programa de rádio apresentado nas manhãs de domingo.
O carro-chefe do programa era o quadro "- Não diga alô; diga Carrossel Musical, a loja do nosso amigo", onde o apresentador ligava aleatoriamente para um número e quem o atendesse, dizendo exatamente esta frase, ganhava um determinado prêmio.
Isto posto, vamos ao causo...
Numa determinada segunda-feira seria realizada a avaliação bimestral de Mecânica dos Fluidos, disciplina chata e de professor rigoroso. Logo, era importante fugir da prova final, tirando uma boa nota que permitisse passar por média. Por isso mesmo marcamos para estudar no domingo, um dia antes da prova. O local escolhido para a reunião de estudos foi a casa do colega Elpídio Estanislau (hoje engenheiro da CEAL), que ficava localizada na Praça dos Lions.
Acontece que tínhamos esquecidos de avisar ao nosso colega Kleber Maranhão a decisão de estudar e qual o local escolhido. Assim, no domingo, logo cedo, ligamos para a casa dele com essa intenção.
Mas, assim que atenderam, falaram bem rápido:
- Carrossel Musical, a loja do nosso amigo!
Ôxente! Seria engano?! Falaram tão rápido que não deu para notar se era o Kleber quem atendia, ou não, a chamada telefônica! Desligamos e voltamos a ligar mais uma dezena de vezes, obtendo sempre a mesma resposta:
- Carrossel Musical, a loja do nosso amigo!
Resultado: o Kleber faltou à nossa sessão de estudos.
Na segunda-feira, antes da prova, relatamos o ocorrido e ele explicou que na sua casa todos estavam orientados para atenderem ao telefone desta forma, com a esperança de serem premiados.
Como o Kleber era um ouvinte fiel, não deixou de receber o seu prêmio:
- Ele foi o único aluno do nosso grupo que fez a temida prova final e quase perde o semestre, "passando pelo pau do canto"!
Hoje em dia, o engenheiro Kleber Maranhão também é escritor e professor universitário, o famoso "Professor KM", além de ser um conhecedor profundo da fascinante Calculadora HP-12C, a “bíblia” dos economistas. 

2 comentários:

  1. Muito bom causo... e real. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Seu ALÔ, o assintótico Professor KM, expert na HP-12C,
    D, F, K, ..., Z faz por merecer o apoio desse respeitável Blog
    para publicar seu novo compêndio sobre as maravilhas do
    uso da dita cuja maquineta HP. Sugiro a vossamercê, com o
    devido aval dele, postar alguns tópicos daquela obra, os mais
    simples e acessíveis a nós neófitos.
    Bem que o 'Carrossel Musical do nosso amigo R..." poderia
    bancar a publicação do "Peripécias e Perspectivas na HP do
    Prof. KM"; edição 2015.

    ResponderExcluir