sábado, 7 de maio de 2016

AS TURISTAS

Texto de Carlito Lima

- Alô! O senhor tem apartamento mobiliado para alugar, por um mês? - perguntou ao telefone, voz feminina, sotaque sulista.
Santoro respondeu imediato:
- Tenho, minha senhora, um quarto e sala, na praia da Jatiúca. Interessa?
- Interessa. Posso vê-lo hoje às duas da tarde?
Santoro informou o endereço. Às 14:00 horas ele estava na portaria do prédio quando apareceram duas mulheres vestidas com saídas de praia, corpos bem torneados, divinas e maduras. Ana Lúcia, professora de música na USP e Paola, jornalista, ambas paulistas. Santoro ficou encantado com Ana Lúcia, simpática, envolvente, falante, risonha. Cabelos castanhos, rosto oval, olhos pretos brilhantes como uma estrela da tarde.
Elas gostaram do apartamento e da praia, fecharam negócio, um mês de aluguel adiantado, R$ 6.000,00. Santoro despediu-se, bolso cheio e o perfume de Ana Lúcia nas narinas. Em casa entregou o dinheiro à esposa, pagar contas atrasadas, nada como um dinheirinho fora da temporada. Santoro, funcionário público, comprou esse apartamento para melhorar a renda. Ganha um extra com a locação no verão quando Maceió se enche de turista, fora da temporada sempre pinga algum aluguel
Dia seguinte, na hora do almoço, atendeu o celular:
- Seu Santoro, é Ana Lúcia, a inquilina, será que o senhor pode nos dar algumas orientações sobre a cidade, aluguel de carro, e outras dúvidas?
Marcaram encontro às 19:00 horas no apartamento. Santoro, homem gentil, chegou na hora certa. Ao abrir a porta do apartamento uma grata surpresa, as belas mulheres estavam à vontade. Ana Lúcia, roupão de banho levemente aberto, brincou:
- Esteja em casa...
Revista na mão, Paola mostrou o que queriam, conhecer Alagoas, litoral norte, litoral sul, alugar um carro, ter uma pessoa que as orientasse, um guia turístico particular nesse mês de férias. Pagariam bem, pediram a Santoro indicar algum amigo ou amiga. R$ 150,00 a diária do guia, livre, refeições e outras despesas por conta delas.
Em casa Santoro contou à esposa a boa proposta das mulheres, estava pensando em seu cunhado, desempregado. Bernadete, mulher prática, sugeriu:
- Por que você não tira férias da repartição e pega esse serviço? Ainda pode alugar seu carro.
Santoro gostou da proposta, imposta, de Bernadete. Telefonou para as moças, acertaram. Dia seguinte, ele apareceu de bermuda na hora combinada. Santoro, surfista na juventude, fina estampa, forte, passou o dia mostrando algumas praias, à noite deu uma volta na orla com as paulistas. Dia seguinte rumaram às praias do litoral sul até a bela cidade de Penedo às margens do Velho Chico. Muito coqueiro, paisagem verde, as paulistas encantadas com a beleza dos mares e do Rio São Francisco. Tiveram uma boa surpresa, a conversa inteligente e culta de Santoro, homem chegado à leitura, profundo conhecedor da cultura nordestina. Em Penedo, pegaram dois apartamentos num hotel. Jantaram no Restaurante Rocheira, comeram, beberam e conversaram, sorriram bastante com as histórias do "guia". Eram duas horas da manhã quando retornaram ao hotel cantando pelas ruas bucólicas entre casas coloniais da velha cidade histórica.
Pela manhã, os boêmios acordaram em uma larga cama depois de uma inusitada noitada de amor a três, "ménage à trois".
As turistas passaram um mês percorrendo Alagoas, praia, sol, cultura, amor e boemia. Santoro guiou as paulistas com gentileza e carinho. As "coroas" ficaram fascinadas pela bela cidade histórica de Marechal Deodoro. Ana Lúcia e Paola jamais pensaram em conhecer tanta beleza, tanto divertimento, e o mais incrível, dividirem o “guia turístico” na cama.  Santoro viveu um sonho, um mês de amor com as paulistas. Recebeu o aluguel do carro, não quis receber o acertado como guia turístico, entretanto, elas fizeram maior questão, pagaram o contratado. Até que chegou o dia, Santoro levou seus dois "amores" ao aeroporto.
Bernadete amou o dinheiro das turistas, pagou dívidas, ainda sobrou. Para Santoro, restou lembrança e esperança, as turistas reservaram o apartamento. Final do ano elas vêm conhecer o resto das Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário