quinta-feira, 1 de setembro de 2016

LIÇÃO DE VIDA

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Certo dia, uma mulher avistou um mendigo, sentado em uma calçada nas ruas de São Paulo. Aproximou-se dele e, como o pobre coitado já estava acostumado a ser chacoteado por todos, a ignorou…
Um policial, observando a cena, aproximou-se:
- Ele está te incomodando senhora?
Ela respondeu:
- De modo algum. Eu é que estou tentando levá-lo até aquele restaurante, pois vejo que está com fome e até sem forças para se levantar. O senhor me ajuda, senhor policial, a leva-lo até o restaurante?
Rapidamente, o policial a ajudou, e o pobre homem, mesmo assim, não querendo ir, pois não acreditava que isso estava acontecendo:
Chegando ao restaurante, o garçom, que foi atendê-los, disse sem pestanejar:
- Me desculpe, senhora, mas ele não pode ficar aqui; vai afastar os meus clientes.
A mulher abaixou e levantou os olhos e disse:
- Sabe aquela enorme empresa ali na frente? - apontou com o dedo - Três vezes por semana, os diretores de lá juntamente com clientes, vem fazer reuniões nesse restaurante, e sei que o dinheiro que deixam aqui, é o que mantém esse restaurante. Pois é, eu sou a proprietária daquela empresa. Posso fazer a refeição aqui, com o meu amigo, ou não?
O garçom fez um gesto positivo com a cabeça, o policial que estava de longe observando ficou boquiaberto, e o pobre homem, deixou cair nesse momento, uma lágrima de seus sofridos olhos.
Quando o garçom se afastou, o homem perguntou:
- Obrigado, senhora, mas não entendo esse gesto de bondade...
Ela segurou em suas mãos e disse:
- Não se lembra de mim, João?
- Me parece familiar - respondeu - mas não me lembro de onde...
Ela, com lágrimas nos olhos, disse:
- Tempo atrás, eu, recém-formada, vim para São Paulo, sem nenhum dinheiro no bolso… Estava com muita fome e me sentei naquela praça, aqui em frente, porque tinha uma entrevista de emprego naquela empresa, onde hoje é minha. Quando se aproximou de mim um homem com um olhar generoso... Se lembra agora, João?
Ele, em lágrimas, afirmou que sim.
- Na época, o senhor trabalhava aqui. Naquele dia, fiz a melhor refeição da minha vida, pois estava com muita fome, e até sem forças. Toda hora, eu olhava para o senhor, pois estava com medo de prejudica-lo, pois estava ali comendo de graça. Foi quando vi o senhor tirando dinheiro do seu bolso e colocando no caixa do restaurante. Fiquei mais aliviada. E sabia que m dia poderia retribuir. Me alimentei, fui com mais forças para a minha entrevista. Na época, a empresa ainda era pequena… Passei na entrevista, me especializei, ganhei muito dinheiro, acabei comprando algumas ações da empresa e, com o passar do tempo, consegui virar a proprietária e fazer a empresa ser o que ela é hoje. Procurei pelo senhor, mas nunca o encontrei até que, hoje, o vi nessa situação. Hoje, o senhor não dorme mais na rua, vai comigo para a minha casa. Amanhã, compraremos roupas novas e o senhor vai vir trabalhar comigo…
Se abraçaram, chorando.
O policial, o garçom e os demais, que viam essa cena, se emocionaram diante da grande lição de vida, que tinham acabado de presenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário