domingo, 27 de novembro de 2016

A CAUSA É PÉTREA

Texto de Rubens Mário
  PROFESSOR E ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

O Brasil vivencia uma das suas piores crises, econômica, financeira, e, sobretudo, moral. Até os estados mais poderosos fincados em regiões privilegiadas - sul e sudeste - Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, estão em situação de falência. Essa semana o governo gaúcho já decretou estado de calamidade financeira. Naquele rincão, que, em épocas passadas cogitou até se separar do resto do país, os salários dos servidores públicos são pagos parcelados, e, os criminosos pobres, algemados em lixeiras no meio da rua, por falta de espaço nas delegacias.  No Rio, a situação é ainda mais grave. Os servidores também estão com salários atrasados, e, dois recentes governadores foram presos por desfalques milionários. Um deles - Sérgio Cabral - está sendo acusado de roubos do dinheiro público, calculados em mais de 200 milhões de reais.  O outro - Garotinho - foi acusado de praticar, crime eleitoral (compra de votos), peculato, e lavagem de dinheiro. Em 2010, a Justiça Federal já o havia condenado a 2 anos de prisão por formação de quadrilha, ficando proibido de exercer cargos públicos e mandato eletivo. Mas, porém, todavia, contudo, o mesmo, “para variar, foi privilegiado com a reversão da pena, em serviços comunitários. Ainda para variar, como a decisão foi proferida em 1ª instância, ele ficou livre para candidatar-se naquele mesmo ano, e, pasmem! Se eleger à câmara federal, com uma votação recorde! Pasmem, mais uma vez! Três anos depois, agora, junto com a sua esposa e comparsa, Rosinha Garotinho, foi novamente denunciado, dessa vez, pelo, então, Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, por suspeita de desviarem R$650.000,00 do estado do Rio de Janeiro.
Tomando como exemplos, apenas os casos envolvendo os três personagens da “cidade maravilhosa”, vejam quantos absurdos envolvidos! Essas aberrações judiciais e sociais, nos dão uma pequena amostra das aviltantes gêneses dessa incoerente crise econômica e financeira que agride a sociedade brasileira. Vamos raciocinar! Primeiro, como poderia ser permitido a um elemento com tantas acusações, e, até, uma condenação, se candidatar à cargos públicos tão importantes? Depois, como a população de um estado que tanto já nos chacoteou em caso semelhante, elege, de forma contundente, um casal de marginais? Nesse episódio, à exemplo de centenas de outros pelo país afora, há algo muito delicado a ser apurado, rigorosamente, pela nossa sociedade organizada! Alguma coisa está, grosseiramente, errada em nossa democracia! Ou, o povo, contrastando as apurações e decisões judiciais, não acredita na nossa justiça, ou, está contaminado pelo vírus da roubalheira e da safadeza! Prefiro acrescentar uma outra opção - a troca da educação básica por favores eleitorais! Não adianta construir pontes mirabolantes, se os rios estão mortos! Visitem os cursos de medicina nas nossas universidades e vejam quantos negros e pobres estão lá! Inclusive, nativos!
Os outros estados da federação, mormente, os das regiões norte e nordeste, também padecem do mesmo mal. O nosso estado, digo, a nossa população, também é vítima e ré inconscientes, dessa terrível epidemia. Por isso, hoje, também, continuamos asfixiados, com inúmeros corruptos processados exercendo altos cargos públicos, com um comércio descontinuado, escolas públicas apenas de portas abertas, o tráfico governando as comunidades mais pauperizadas, e, a violência banalizada, em todos os seus níveis e vertentes, e com todas as suas derivações.
Como consertar tudo isso? Voltar atrás é impossível! O pior é que, os privilégios são pétreos! A pobreza é pétrea! O desvalor da educação básica é pétreo! A corrupção é pétrea! Os poderosos de cada região são pétreos! A PEC 241, também vai ser pétrea! Já os nossos direitos! Serão sempre débeis, inconsistentes e parciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário