sábado, 15 de julho de 2017

WINSTON CHURCHILL

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Sir Winston Leonard Spencer-Churchill era um político conservador e que ficou famoso por sua atuação como Primeiro-ministro do Reino Unido, principalmente nos maus momentos em que a Grã-Bretanha passou no decorrer da Segunda Guerra Mundial, quando jurou jamais se render ao nazismo.
A sua figura era inconfundível: terno preto, gorducho, sempre com um "chapéu de coco" na cabeça e um charuto no canto da boca! Era inteligentíssimo, rápido nas suas respostas e um orador notável. Ele colecionou vários desafetos porque era daqueles que não levava desaforos para casa.
Vejamos alguns casos de "troca de gentilezas" entre ele e seus "amigos":
1. FELICITAÇÕES DE ANIVERSÁRIO
Quando Churchill fez 80 anos um repórter, com menos de 30 anos, foi fotografá-lo e disse:
- Sir Winston, eu espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos.
Resposta de Churchill, rápida e certeira:
- Por que não? Você me parece ser uma pessoa bastante saudável...
2. CONVITE PARA ESTREIA
O grande dramaturgo inglês Bernard Shaw era um dos seus maiores desafetos. Certa feita, iria ocorrer a estreia da peça "Pigmaleão", de autoria de Shaw, que depois se tornou num grande sucesso mundial. É lógico que o Primeiro-ministro deveria ser convidado e o foi, nos seguintes termos:
CONVITE DE BERNARD SHAW PARA CHURCHILL:
Tenho o prazer e a honra de convidar o digno Primeiro-Ministro para a primeira apresentação minha peça Pigmaleão. Venha e traga um amigo, se tiver.
Bernard Shaw.
RESPOSTA DE CHURCHILL:
Agradeço ao ilustre escritor honroso convite. Infelizmente não poderei comparecer à primeira apresentação. Irei à segunda, se houver.
Winston Churchill.
3. O TROCO
O General Montgomery estava sendo homenageado, por ter vencido o famoso general alemão Rommel, na batalha da África, na II Guerra Mundial. Durante o seu discurso, o general disparou:
- Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói.
Churchill ouviu o discurso e, com ciúme, retrucou:
- Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele.
4. BATE-BOCA NO PARLAMENTO INGLÊS
Durante um dos discursos de Churchill, a deputada oposicionista, Lady Nancy Astor, dessas que só sabem criticar, pediu um aparte. Todos sabiam que Churchill não gostava que interrompessem os seus discursos, mas concedeu a palavra à deputada. Então, ela disse em alto e bom tom:
- Senhor Ministro, se V. Excelência fosse o meu marido, eu colocava veneno em seu chá!
Churchill, lentamente tirou os óculos, seu olhar astuto percorreu toda a plateia, que estava em silêncio, e disparou:
- Nancy, se eu fosse o seu marido, eu tomaria esse chá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário