sábado, 10 de fevereiro de 2018

SENSAÇÃO TÉRMICA

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

As atuais Olimpíadas de Inverno que se iniciaram na Coreia do Sul  estão sendo disputadas sob um frio de "lascar o cano", o termo "sensação térmica" está em evidência.
- Por que a sensação térmica é sempre citada?
Porque ela nos apresenta uma sensação de temperatura sempre maior do que a temperatura real. Assim, por exemplo, a temperatura em um determinado local pode ser de 5ºC, mas a velocidade do vento faz com que, na rua, a temperatura seja equivalente a 0ºC. Ou seja, a sensação térmica não é a temperatura real, mas é aquela que sentimos na nossa pele.
Os fatores que influenciam na intensidade da sensação térmica são vários. Entre eles, a velocidade do vento é o principal. 
A sensação térmica pode ser determinada pela fórmula matemática, empírica:

onde: ST é a sensação térmica procurada; o
          v é a velocidade do vento, em km/h;
          T é a temperatura em graus ºC.
Caso preferir, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disponibiliza uma tabela que permite encontrar a Sensação Térmica, sem a necessidade de efetuar cálculos, veja:
A tabela a seguir mostra qual a sensação térmica de acordo com as condições do vento e da temperatura registrada pelos termômetros meteorológicos. Por exemplo: com ventos de 2 m/seg (ou 7 km/h, ou 4 nós) e temperatura, marcada pelo termômetro, - 6ºC, a sensação térmica (a temperatura que "nosso corpo sente") é de - 7ºC.




Pronto! Agora, você já pode sentir frio ou calor, mas com cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário