terça-feira, 18 de julho de 2017

O DICIONÁRIO DOS PRAZOS

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Para evitar que estrangeiros reclamem de qualquer demora nossa, está sendo editado o "Dicionário Brasileiro de Prazos", que já deveria estar pronto, mas atrasou. Dele, conseguimos extrair os trechos a seguir:
DEPENDE
Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar "Sim", muito embora, até hoje, tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer "Não".
JÁ JÁ
Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que "Já". Mas é um tremendo engano: é muito mais lento. "Faço já" significa "Passou a ser minha primeira prioridade", enquanto que "Faço já já" quer dizer apenas "Assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito".
• LOGO
"Logo" é bem mais tempo do que "Dentro em breve" e muito mais do que "Daqui a pouco". É tão indeterminado que pode significar algo que levará séculos para acontecer, como, por exemplo, "Logo chegaremos a outras galáxias". É preciso também tomar cuidado com a frase "Logo eu?", que quer dizer "Tô fora!".
NO MÊS QUE VEM
É tão simples entender que parece coisa de estudante de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não assimilou. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!
NO MÁXIMO
Essa é fácil: quer dizer "No mínimo". Por exemplo: "Entrego, no máximo, em meia hora", significa dizer que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.
• PODE DEIXAR
Curto e grosso: traduz-se como "Nunca".
POR VOLTA DE
Similar a "No máximo". É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. "Por volta das 5 h" quer dizer "Somente depois das 5 h".
AMANHÃ, SEM FALTA
É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Depois do primeiro atraso, deve-se dizer "Fique tranquilo que amanhã eu entrego." E depois do segundo atraso, "Relaxa, amanhã estará em sua mesa.". Só aí é que vem o "Amanhã, sem falta.".
TÁ SAINDO
É a mesma coisa que dizer "Vai demorar". Demorar e muito! Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? significa dizer que "continue esperando...".
TÔ CHEGANDO
Tem o mesmo prazo de espera do "TÁ SAINDO".
UM MINUTINHO
É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que meia hora.
VEJA BEM
É o "day after" do "DEPENDE". Significa "Viu como pressionar não adianta?" É utilizado quando alguém cobra, por exemplo, "- Mas você não prometeu os cálculos para hoje?" e tem como resposta "- Veja bem...". Se dito neste tom, após a frase "Não vou mais tolerar atrasos.", exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.
ZÁS-TRÁS
Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.
- Agora, veja bem, amanhã, sem falta, logo cedinho, por volta das 5 horas da matina, no máximo, estarei aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário