Será que é mesmo um dia para ser comemorado?
Desde que me entendo por gente, o funcionalismo público, de qualquer esfera (federal, estadual ou municipal) somente tem o reconhecimento do seu trabalho, e valor, no período pré-eleitoral, quando todos os candidatos, sem exceção, pregam a valorização dos funcionários públicos, dizendo que vão ser seus parceiros na administração, que vão capacitá-los, que vão corrigir distorções salariais...
Eleitos, passam a enxergar no servidor público um preguiçoso, que vive faltando ao trabalho, que atende pessimamente a população, que ganha muito e não trabalha... Do dia para a noite, o funcionário público passa a ser o vilão da máquina pública! Não nego, infelizmente, que muitos agem desta forma, contribuindo para a péssima imagem da categoria, mas a grande maioria é de pessoas honestas, trabalhadoras e abnegadas!
Ao menor sintoma de dificuldade financeira, os governantes falam logo em “apertar o cinto”, em “fazer o dever de casa”, em “reforma administrativa”, em extinguir cargos e funções... Tudo isso para justificar a negativa de aumento de salário e quaisquer demissões que pretendam determinar. Sem piedade, nessas horas, eles enxergam o trabalhador apenas como número e não como um ser humano.
A Lei de Responsabilidade Fiscal é o instrumento legal justificador para negar direitos do trabalhador e usada também para justificar o não cumprimento das promessas eleitoreiras.
Mas uma coisa eles não justificam: a necessidade de milhares de cargos comissionados existentes na administração direta e indireta, onde a maioria é desnecessária e ocupada por "cabo eleitoral". A existência destes cargos consome milhões de reais do erário, dinheiro que poderia, além de melhorar os salários dos funcionários públicos efetivos, ser aplicado em escolas, saúde, educação e segurança.
E não esqueçamos que o Brasil é governado pelo "Partido dos Trabalhadores", imagina se fosse pelo "Partido dos Patrões"!
No fundo, a culpa é mesmo do funcionalismo, que acredita nos mesmos!
Espero um dia poder comemorar...
Nos meus 39A10M23D de funcionário público
ResponderExcluirnão me recordo de comemorações desse Dia.
Seria o 'alemão' ou seria uma cetegoria
difusa e confusa de trabalhadores que não
se dá a respeito?! Gostaria de ter visto e
trabalhado com a prefalada "grande maioria
de pessoas honestas, trabalhadoras e
abnegadas"; há sim no serviço público uma
meia-dúzia de servidores competentes e muito
dedicados a causa e coisa públicas. O que
mata o serviço público é o inchaço e o atroz
ciclo vicioso: "não trabalha porque ganha
pouco e ganha pouco porque não trabalha".
Do jeito que o diabo gosta, do jeito que
os politiqueiros gostam ...