quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

UM HOMEM MAIÚSCULO

Texto de Aloisio Guimarães

Tentarei falar o máximo do homem, muito embora seja difícil separá-lo da sua atividade política.
Batizado como José Duarte Marques, por força das aspirações políticas, incorporou ao seu nome o apelido “Jota” (como era mais conhecido do povo palmeirense), passando a ser chamado José Jota Duarte Marques. Filho de Antonio Amorim e Ana Adelaide, teve apenas uma irmã sanguínea (Maria Luiza - minha mãe) e duas irmãs adotivas (Rosa e Vitória). Casou-se com Ivonete, de tradicional família alagoana, com quem teve 7 filhos: Ana Lúcia, Alexandre (falecido), Amparo, Tereza, Fernando, Raimundo e Elizabeth.
De infância pobre, após muitos anos de trabalho árduo, conseguiu ser um próspero comerciante. A sua loja “A Princesa do Sertão”, à época, foi uma das principais lojas da região.
Como era um comerciante bastante conhecido e respeitado da população, além de ser engajado nos movimentos religiosos, Jota foi convidado a ingressar na política, tendo sido eleito vereador e prefeito de Palmeira dos Índios por 2 vezes. Em seguida, foi deputado estadual por várias legislaturas, chegando a ser Presidente da Assembleia Legislativa e assumindo temporariamente o governo do estado.
Entre os diversos cargos importantes que assumiu, ele foi diretor da COHAB e da COBEL, nos anos áureos destas empresas.
Foi na sua gestão, como prefeito, que Palmeira dos Índios foi considerada “cidade-modelo”, título que encheu de orgulho o povo palmeirense. Nesse período, a cidade era iluminada e limpa, com meios-fios pintados, ruas e praças arborizadas. Na zona rural, levou luz elétrica, ensino de primeiro grau, ambulatórios odontológicos e construiu dezenas de estradas...
Foi Jota Duarte quem criou a lei que instituiu Hino e a Bandeira de Palmeira dos Índios. Quem não se lembra dos grandes carnavais na época em que ele era prefeito?
A sua casa sempre esteve de portas abertas para povo de Palmeira dos Índios, que sabia que podia contar com ele, quando fosse preciso. Se algum dia deixou de atender a algum pedido, foi por ter sido impossível fazê-lo! Sempre procurou fazer o bem a seu semelhante, independentemente de ser seu eleitor ou não, tendo por isso conquistado uma legião de amigos e admiradores em todas as cidades do estado.
Por ter convivido com Jota, sei da sua luta diária e incansável pelo progresso da nossa terra. Infelizmente, a grande parte da população atual é formada por jovens, que nem tinham nascidos, e por pessoas, que nem moravam na cidade, quando ele foi prefeito. Inocentes, fazem um julgamento errôneo, acreditando nas mentiras que seus adversários inventaram e que divulgaram, com carros de som, pelas ruas da cidade.
O ser humano deve ser avaliado pelos seus erros e seus acertos. Tenho certeza de que os seus acertos superaram, em dezenas de vezes, os seus erros.
Particularmente, tenho uma dívida de gratidão: foi ele quem me acolheu na sua casa, durante muitos anos, quando eu era estudante e não tinha onde morar, aqui em Maceió. Nunca esqueci que tive o tratamento igual ao que dava aos seus filhos, chegando até a receber a mesma mesada que ele lhes dava. A sua ajuda foi essencial para meus estudos e minha formação. Sem ela, com certeza, eu ainda estaria aí, em Palmeira dos Índios, "vendendo cachaça no bar do meu pai" e talvez tivesse até me tornado um alcoólatra!
A RAZÃO DA MINHA MAIOR ADMIRAÇÃO PELO HOMEM JOTA DUARTE É TER A CERTEZA DE QUE, APÓS VÁRIOS ANOS NA POLÍTICA, ELE SAIU DELA IGUAL OU MAIS POBRE DO QUE QUANDO ENTROU E SEM NENHUM HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA EM SEU CURRÍCULO!
Mesmo distante, nunca esqueci (e nem esquecerei) o que ele fez por mim e pela minha terra!
Tenho muitos defeitos, mas a ingratidão não está entre eles, por isso:
- Obrigado, tio Jota; muito obrigado mesmo!

2 comentários:

  1. Belo e verdadeiro estas palavras sobre Jota Duarte, nobre amigo Aloisio Guimarães!
    Realmente Jota Duarte representa uma digna exemplicidade de caráter e cunduta humana e política.
    Jamais será esquecido pelos palmeirenses.
    Parabéns também pelo seu afetuoso gesto de gratidão!
    Abraços.
    Jorge Barros

    ResponderExcluir

  2. Lembro muito bem dele com respeito e carinho!

    ResponderExcluir