terça-feira, 28 de agosto de 2012

A GROTA DA PERIQUITA

Texto de Audemaro Araújo

Recentemente, no tradicionalíssimo "Conversa de Botequim do  Plínio Lins", comunicólogo “dusbão” da paróquia, um tema recorrente voltou a me “catucar”: buracos em Marechal Deodoro.
Quando “engenheirei” por lá, solucionei a problemática causada por algumas dessas crateras (e de "montanhas", também) no Centro Histórico, na bucólica Praia do Francês, na Bica da Pedra, na Barra Nova, sei mais onde...
Todavia, o mais recorrente e “estórico” deles foi e é um tremendo buraco, grota natural, existente a “milenius”, no eixo do traçado da estrada ( AL-101 Sul/ BR-316 Sul ) de acesso ao Polo Industrial de Marechal.
O dito cujo terreno (buraco) de alta instabilidade, desmoronamentos frequentes, muita água natural (olho d'água), foi opção técnico-econômica-política de traçado daquele acesso rodoviário e nos exigiu, ao Dr. Jessé, Dr. Izaías, Dr. Zé Fernandes, laboriosos estudos do Projeto de Drenagem, contenção das encostas e durante a construção daquele importante acesso.
Lá pelas décadas de 80/90, do século passado, quando da construção do trecho houve uma pomposa e concorrida reunião no auditório do BNB/AL, envolvendo órgãos estaduais republicanos e a COPE (Projeto), sobre essa importante rodovia ligando Ilha de Santa Rita-Polo-Chã do Pilar.
Percebi ao longo dos debates a referência discreta a uma  “certa grota”  por onde passaria, como de fato passou e passa, a estrada do Polo; tive que dá nome aos bois, com uma intervenção curta e grossa, pelo que o auditório lotado veio abaixo em gargalhadas. As autoridades e público presente não conheciam, nem esperavam tão singela aprazível e afrodisíaca denominação daquela grota.
Vai daí, que entrevistando o Prefeito Christiano Matheus, de Marechal Deodoro, o espirituoso e sagaz Plínio dana-se a falar em buracos famosos daquelas plagas: "BURACO DA BALA", "BURACO DA SAPA", prontamente corrigido para "BAIXA DA SAPA", e haja buraco! “Somentemente”, que ao chegarem a tal e famosa "GROTA DA PERIQUITA", a coisa embrulhou, pois o Plínio queria o nome autêntico. Naquele eclético auditório da “Conversa de Botequim”, 277 dos 321 presentes sabiam muito bem o nome correto, mas ficaram cheio de papa na língua, o que me obrigou a intervir, novamente, nessa esdrúxula situação e esclarecer,  para descontração geral e risos do auditório, a denominação correta e secular daquela festejada e popularíssima grota:  O BURACO DO PRIQUITO! 
*AUDEMARO ARAÚJO é Engenheiro Civil, Matemático, Professor e blogueiro (aaraujosilva.blogspot.com.br). A sua maneira de contar causos segue, talqualmente, o linguajar do saudoso Odorico Paraguaçu, personagem do Dias Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário