sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O FATOR PREVIDENCIÁRIO

Texto de Aloisio Guimarães

Os valores das aposentadorias estão cada vez mais baixos porque, nos seus cálculos, é usado um coeficiente chamado de "Fator Previdenciário", que é defendido, com unhas e dentes, pelo governo, atual e passados, sob a alegação de que a sua retirada quebraria a Previdência.
Parece brincadeira: sempre que querem foder com os aposentados, falam logo que a Previdência pode quebrar.
Tem dinheiro para tudo... Tem grana até para ajudar "países amigos" endividados, mas só não tem dinheiro para pagar uma aposentadoria digna àqueles que deram a sua juventude, trabalhando duro, para o desenvolvimento do país.
Até poucos dias atrás, estavam discutindo novas propostas para mudar a metodologia do cálculo das aposentadorias, mexendo no tal redutor. Diziam que a mixaria recebida pelos aposentados iria melhorar um pouquinho. Pode até ser verdade, mas eu pergunto:
- O que, de ruim, vem em forma de compensação?
Com certeza, "para não quebrar a Previdência", deverão fazer algo do tipo "aumentar, em muito, o tempo exigido para se aposentar", procurando dificultar que o trabalhador alcance a sonhada aposentadoria. Se isto acontecer, definitivamente, será mais fácil morrer do que se aposentar.
A imprensa informou que  as modificações no cálculo das aposentadorias iriam ocorrer agora no final de agosto. Agosto está terminando e até agora nada. 
- Será culpa das eleições?
- Será que  os políticos, provavelmente muito preocupados com eles mesmos, em ganhar votos nas próximas eleições, esqueceram-se dos velhinhos aposentados, como se eles não votassem?
Uma coisa é fato: o governo não quer e os políticos, submissos, em troca de cargos para amigos e parentes, fazem todas as suas vontades. Não tem jeito, vamos entrar pelo cano.
Diz o ditado que, "quando não se pode com um inimigo, junta-se a ele". Particularmente, eu já sigo esta regra há muito tempo e da seguinte forma:
- Nas eleições, sejam elas para quais cargos forem, sempre utilizo o meu voto como "Fator Previdenciário", para diminuir ou extinguir o mandato dos políticos que apoiam o governo nesta questão.
Posso não conseguir, mas faço a minha parte. Se todos os aposentados também usassem o seu "Fator Previdenciário", com certeza, a coisa seria diferente.
Você pode até estar pensando:
- Eu não sou aposentado...
Hoje, não. E amanhã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário