quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FUTEBOL ALAGOANO

Texto de Aloisio Guimarães

Peço desculpas a quem não gosta, mas hoje vou falar de futebol. Ou melhor, vou falar do futebol alagoano e o que tem de errado, segundo a minha ótica, nas últimas decisões tomadas na reunião do Conselho Arbitral dos Clubes, que definiu o Regulamento do Campeonato Alagoano de Futebol de 2013.
A análise que farei do tal Regulamento é baseada na forma como ele está sendo divulgado na mídia e que, sinceramente falando, espero ter entendido errado.
Quem gosta de futebol, sabe muito bem que o nosso campeonato será disputado por 10 times: ASA, CRB, CSA, CSE, União, CEO, Sport Atalaia, Murici, Comercial e Corinthians Alagoano. Um deles será o campeão e outros dois serão rebaixados para a Segunda Divisão.
Pois bem, uma análise superficial no Regulamento que foi aprovado, nos moldes de como está sendo divulgado na mídia, repito, mostra claramente que ele beneficia, de maneira gritante, dois clubes: ASA e CRB.
A conclusão acima é fundamentada na informação de que, ao contrário dos outros 8 clubes, ASA e CRB não disputarão a Primeira Fase do Campeonato - etapa classificatória para a Segunda Fase, que será disputada em duas situações distintas:
•  Um Torneio Hexagonal, para decidir o campeão alagoano, disputado com a 4 melhores equipes da Primeira Fase e, agora, com a participação de ASA e CRB;
•  Um "Torneio da Morte" entre as 4 últimas equipes colocadas da Primeira Fase, para apontar as equipes que serão rebaixadas para a Segunda Divisão. O último colocado deste torneio estará automaticamente rebaixado. Quanto ao segundo pior colocado, somente escapará direto do Rebaixamento na hipótese de ASA ou CRB ser o último colocado no Torneio Hexagonal. Neste caso, ele disputará dois jogos, contra ASA ou CRB, para se saber quem será o rebaixado. 
Como diz o matuto, é muito "se"...
É fácil deduzir, portanto, que ASA e CRB entrarão na Segunda Fase do Campeonato (fase decisiva) "pela janela", beneficiados pelo Regulamento que foi aprovado e que, pela quantidade de "se" do tal Regulamento, ASA e CRB estão praticamente imunes ao Rebaixamento!
Imaginemos que o CSA, por exemplo, se saia mal no começo do campeonato, o que tem acontecido nos últimos anos, e seja o 5º colocado na Primeira Fase. Resultado: passará a metade do campeonato apenas "brigando" para não cair!
É uma injustificável desigualdade de tratamento porque, quando se pretende apurar quem é o melhor e o pior, todos teriam que jogar contra todos!
Sabemos que os grandes clubes do nosso país disputam, ao mesmo tempo, o Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Brasil, sem privilégios algum... Esta época acabou! Palmeiras, Vasco, Corinthians e Grêmio, por exemplo, já foram rebaixados. E o Palmeiras, tudo indica, será rebaixado mais uma vez.
Aqui, em nome da Copa do Nordeste - que foi disputada no ano passado com os clubes utilizandos os chamados times "come-e-dorme", formados por jogadores reservas e juniores, cria-se um Regulamento totalmente desigual.
No caso do CSE, segundo soube, é pior: ele não mandará nenhum dos seus jogos aos domingos. Isso mesmo: nenhum jogo aos domingos! Os jogos em Palmeira dos Ìndios serão aos sábados, dia da feira da cidade! Prejuízo na certa! Em resumo: para o CSE, além da queda o coice!
Na vida, temos que ter amor próprio. E o amor próprio passa pela igualdade de tratamento.
E se o que entendi do Regulamento é a verdade, por mim, o CSE pediria licença e não disputaria tal aberração.
E vou mais longe, proporia a criação de "UMA LIGA DE FUTEBOL DO INTERIOR", com a participação do CSE, Igaci, Ipanema, Internacional de Pão de Açúcar, Jaciobá de Pão de Açúcar, Penedense, Igreja Nova, Batalhense e quem mais quisesse, para disputar um Campeonato Independente, com chances iguais, para todos.
Se minha análise estiver correta, repito, não irei aos estádios em 2013!

Um comentário:

  1. Aló, meu caro jovem, quem já si viu Campeonato
    disputado à base de Torneios. Arre-égua!!!
    É melhor, logo, disputar esse 'Torneionato Alagoano de Futebol' numa melhor de três entre
    CRB e ASA, no Trapichão. Arre-égua!!! Salve o
    tricolor das Laranjeiras, digo, das Palmeiras!!!
    Digo, salve logo os dois ...

    ResponderExcluir