quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O COMETA DO SÉCULO

Texto de Aloisio Guimarães
 
As agências espaciais ESA (europeia) e NASA (americana) divulgaram uma imagem captada pelo telescópio espacial Hubble do cometa Ison, mostrando que o seu núcleo continua sólido, pequeno e íntegro. Se tivesse se partido - uma possibilidade considerada pelos astrônomos - o telescópio teria provavelmente identificado evidência de múltiplos fragmentos.
O cometa Ison, descoberto em setembro de 2012 por dois astrônomos russos, foi apelidado de "cometa do século" diante das previsões à respeito do seu intenso brilho, que atingirá o ápice no dia 28 de novembro, quando ele passará pelo Sol, a uma distância não muito maior do que um milhão de quilômetros da superfície do sol. Se sobreviver a esta passagem e não se desintegrar, Ison deverá se afastar do Sol ainda mais brilhante do que antes e provavelmente iluminar os céus da Terra em janeiro de 2014.
Algumas previsões indicavam que ele poderia aparecer tão grande como a Lua Cheia para quem vê da superfície da Terra, mas isso depende de sua passagem pelo Sol.
É aguardar para ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário