domingo, 22 de novembro de 2015

O PT E O PODER

Texto de Luiz Ferreira da Silva
 ENGENHEIRO-AGRÔNOMO APOSENTADO E ESCRITOR

Eu sempre tive muito medo do PODER. Nas vezes que fui conduzido a uma Diretoria, sempre exigi um tempo determinado, que não ultrapassasse 3 anos, findo os quais retornaria às minhas atividades de pesquisas. Raciocinava que Chefe não é carreira, mas pesquisador sim.
Por outro lado, além da defasagem profissional, ocorria o perigo de se gostar das vantagens, especialmente das bajulações, puxa-saquismo e sinecuras.
Assisti cenas tristes de colegas quando perdiam os seus cargos. Trancavam-se em suas salas e até choravam, além de não terem condições de voltar à sua especialidade de origem, pois se sentiam diminuídos. Ou lutavam por uma “aspone” ou mudavam de departamento.
Esse introito da minha experiência é para tentar entender o que aconteceu com o PT. Antes, humilde, defensor dos fracos e oprimidos, alegre, solidário e destemido.
Depois, no PODER, uma mudança total. Quem vê o ex-Presidente Lula hoje, espanta-se com o pretérito. Incorporou tudo de ruim que o poder concede, desde a arrogância e ar de saber inconteste, aos trejeitos falatórios e o jogar para a plateia, sobretudo internacional.
Os seus prepostos nem é bom falar. Do Ministro da Casa Civil, José Dirceu, ao Presidente do partido, José Genuíno, passando pela Marta e desembocando no Mercadante. Uma nota só: arrogância e estufar do peito. Para o inferno, a humildade e o jabá (carne seca/charque) de dantes! Agora, é mandar e se deliciar com o caviar! Devem assim racionar, pelo que posso entender dessa alteração comportamental.
Eu sempre admirei o PT e votei no Lula, uma vez; um voto até de emoção. Expectativa de um novo vade-mécum político, eivado de ética e cidadania. Mas, o que aconteceu? Todo mundo sabe.
Hoje, vibro com as derrotas do PT e continuarei a votar contra, enquanto estiver no PODER, para o bem da Nação, sonhando em resgatar aquele outro PT, que eu apoiava, mesmo sem ser ativista. Só que pelo andar da carruagem, trata-se de um “caso sem jeito”, como diziam os de antigamente.
Eu explico. O meu PT era aquele da oposição, que defendia os aposentados, os velhinhos, os descamisados e os sem nada (terra, casa, comida, etc.). Com sua tenacidade, evitou que os aposentados fossem tachados pelo PSDB de FHC. O de hoje, “deu na jugular” dos velhinhos, arrancando-lhes 11%, sem dor e nem piedade. Como mudou!
Daí o bom PT é o de outrora, quando estava lá em baixo e nos defendia, vislumbrando-nos uma cidadania próxima. Os seus ideólogos têm que voltar a planície e o chefe maior às portas das fábricas, pois se “embananaram” e estão tontos, provando-se que o PT com PODER não dá certo.
Nem quero falar da corrupção que a mídia estampa diariamente!
Eu creio que vai ser preciso, mesmo parecendo uma incoerência, rebaixa-lo e reagrupar o grupo original (Heloisa Helena, Babá, Luciana genro e outros), para lhe dar juízo, na expectativa que volte a ser o nosso defensor, coerente, ativo, solidário, verdadeiro.
Portanto, nada desse PT poderoso e, como se leem nas reportagens, artigos e livros diversos, corrupto. Queremos o OUTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário