segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A DESPEDIDA DO TREMA

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES 

Excelente texto, escrito durante a reforma ortográfica. Não se sabe quem o escreveu, mas quem assina é o TREMA. É uma tremenda aula de criatividade e bom humor, por sinal, com acentuada inteligência. Veja:
Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos, por mais de quatrocentos e cinqüenta anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de Reforma Ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso para sempre do dicionário.
Seus ingratos, isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio. A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os Dois Pontos disse que sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o Cedilha foi a favor da minha expulsa! Aquele C medroso que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o Ponto Final para trabalharmos juntos, fazendo um bico de Reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões.
- Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?
 A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "kkk" pra cá, "www" pra lá.
Até o Jogo da Velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que, aliás, deveria se chamar TÜITER.
Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo de medo". Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão... Lá eles adoram os tremas.
E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar! Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.
Adeus,
Trema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário