quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O TAMANHO DO MUNDO

 Texto de Aloisio Guimarães

Quem conhece o estado de Alagoas sabe que Igaci fica entre Palmeira dos Índios e Arapiraca, as duas mais progressistas cidades do interior alagoano.
Nos anos 70, o prefeito de Igaci era o Sr. Januário Tenório, o popular Gino, um sujeito matutão, bom papo, tipo bonachão, honesto, fã incondiccional de óculos escuros, farrista moderado...
Mesmo prefeito, Gino morava na zona rural do município, no povoado conhecido como Coité. Ora, se Igaci já era uma “merreca de cidade”, é fácil imaginar o tamanho do povoado Coité.
Certo dia, já perto do final do seu mandato, o prefeito Gino foi convocado para ir ao Rio de Janeiro, às pressas, para assinar convênios para a liberação de verbas para obras no seu município. Até então, a única cidade grande que o prefeito Gino conhecia era Maceió, Capital de Alagoas! Logo, viajar para o Rio de Janeiro, seria uma aventura e tanto! Gino não pensou duas vezes: no outro dia pegou o “asa dura" e se mandou para a Cidade Maravilhosa.
Como ele chegou ao Rio de Janeiro na sexta-feira e voltaria no sábado, só tinha uma noite para conhecer a badaladíssima vida noturna da metrópole. Era pouco tempo. Assim, tão logo terminou a reunião de serviço, pegou um táxi e pediu ao motorista:
- Amigo, me leva logo numa boate. Eu quero conhecer “as meninas do Rio”! Sabe, esta é a única oportunidade que tenho de “comer uma carioca”!
Ouvindo isto, o motorista atendeu o seu desejo, mas sem antes não deixar de cobrar pela "taxa de informação sexual".
Assim que entrou na boate, Gino ficou maravilhado. Nunca tinha visto nada igual: luz negra, globo pendurado no teto, som alto, mulheres de topless... Coisa que só tinha visto no cinema. Gino logo se engraçou de uma das dançarinas e terminada a apresentação, Gino mandou o garçom convidá-la para uns drinks. A “moça” aceitou e, depois de umas e outras, foram dormir num motel.
No outro dia, assim que eles acordaram, cansados de uma noite repleta de prazer, Gino virou-se para a garota e perguntou:
- Você é daqui do Rio mesmo, minha filha?
No que a garota, timidamente, respondeu:
- Sou não... Eu sou lá de Igaci, “seu” Gino... Inclusive, eu votei no senhor na última eleição...
O velho Gino voltou para sua Igaci “sem ter conhecido" o que é que a carioca tem. Nesse dia, ele descobriu que o mundo é mesmo muto pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário