terça-feira, 18 de setembro de 2012

PIMBA NA GORDUCHINHA!

Texto de Aloisio Guimarães

Antes de tudo, para você que não entende e nunca ouviu a transmissão de um jogo de futebol pelo rádio, "pimba na gorduchinha", juntamente com "Ripa na chulipa", nada mais são do que duas das expressões mais consagradas do mundo do futebol, cunhadas pelo narrador esportivo Osmar Santos, obrigado a encerrar a carreira muito jovem por conta de um acidente automobilístico.
Passemos aos fatos:
Acho que o avanço da idade tirou de vez todo o meu humor, que já era pouco, e azedou por completo o meu senso crítico, que quase não existia. Acredito até que o meu juízo seja pouco, como dizem os meus "amigos", porque certas coisas não entram nessa cabecinha que Deus me deu. A última delas é a seguinte:
A "Mascote Oficial" da Copa do Mundo de Futebol, que será realizada aqui no Brasil, em 2014, é esse bichinho engraçadinho, que representa o nosso Tatu-bola. A ideia inicial para a escolha dele como mascote foi de uma ONG cearense, a Associação Caatinga, como forma de "um grito de alerta" para uma possível e futura extinção desta espécie de animal.
Até aí, tudo bem...
Acontece que a FIFA acaba de abrir, no seu site, http://mascot.fifa.com/, uma votação para escolher um nome para "a mascote da nossa copa".
- E sabe quais são as opções de nome que a FIFA decidiu entre as quais você votar?
São três, "cada um nome mais bonito do que o outro":
1. AMIJUBI: mistura de "amizade" e "júbilo"
2. FULECO: mistura de "futebol" e "ecologia"
3. ZUZECO: mistura de "azul" com "ecologia"
Estão de brincadeira!
Fizeram igualzinho aos nomes das pessoas, inventados com a mistura do nome do pai com o da mãe. Sempre de péssimo resultado.
- Será que não existe nome tipicamente brasileiro?
Certamente será uma votação ao contrário: você vai escolher o menos horrível.
O resultado será divulgado no dia 25 de novembro, no programa "Fantástico", da TV Globo.
Fui votar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário