quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O SALÁRIO DE PEDRO

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Pedro é um dedicado funcionário de uma empresa, com 10 anos de casa, que aproveita uma reunião de serviço com o seu patrão, para reclamar do seu salário:
 - Patrão, como o senhor sabe, eu trabalho aqui na empresa, durante esse tempo todo, com a maior dedicação. Acontece que estou me sentindo um tanto injustiçado, porque o Miguel, que está conosco há somente três anos, está ganhando mais do que eu.
O patrão, fingindo não ouvi-lo, disse:
- Foi bom você estar aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá fazê-lo. Estou querendo acrescentar frutas na sobremesa do nosso pessoal, após o almoço de hoje. Ali, na esquina, tem uma barraca; vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.
Pedro, sem entender direito, saiu da sala e foi cumprir a missão...
Em cinco minutos estava de volta.
- E aí, Pedro? - perguntou o patrão.
- Verifiquei como o senhor mandou. O moço tem abacaxi.
- E quanto custa?
- Isso eu não perguntei, não.
- Eles têm quantidade suficiente para atender a todos os funcionários do escritório? - quis saber o patrão.
- Também não perguntei isso, não...
- Há alguma outra fruta que possa substituir o abacaxi?
- Não sei não...
- Muito bem, Pedro, sente-se ali naquela cadeira e me aguarde um pouco. 
O patrão pegou o telefone e mandou chamar o Miguel. Deu a ele a mesma orientação que dera ao Pedro.
 
Em oito minutos, o Miguel voltou.
- E então, Miguel? - indagou o patrão.
- Eles têm abacaxi e em quantidade suficiente para todo o nosso pessoal. E se o senhor preferir, também tem laranja, banana, melão e mamão. O preço do abacaxi é R$ 2,00, cada um; a dúzia da banana é R$ 1,50; o quilo do mamão é R$ 1,00; o melão custa R$ 1,20, a unidade; e a laranja, R$ 20,00, o cento, já descascada. Mas como eu disse que a compra seria em grande quantidade, eles me concederam um desconto de 15%. Já deixei tudo encomendado. Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo a compra - explicou o Miguel.
O patrão agradeceu as informações de Miguel e o dispensou. Depois, voltou-se para o Pedro, que permanecia sentado ao seu lado, e perguntou-lhe:
- Pedro, o que foi que você estava mesmo me dizendo?
- Nada não, patrão; era besteira... Com a sua licença. 
E saiu da sala...

Nenhum comentário:

Postar um comentário