quarta-feira, 27 de março de 2019

A PROVA DA MAÇÃ

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES
 
Dizem que essa é uma história verídica ocorrida na Universidade de Chicago.
Todos os anos, na Divinity School Universidade de Chicago, é celebrado o que eles chamam de “Dia Batista”. Nesse dia, cada um deve trazer um prato de comida para um pic-nic no gramado da universidade e também convidam uma das grandes mentes da literatura no meio educacional teológico para dar uma palestra.
Num determinado ano eles convidaram o Dr. Paul Tillich, que falou durante duas horas e meia, provando que a ressurreição de Jesus era falsa. Ele questionava os estudiosos e livros e concluiu que, a partir do momento que não havia provas históricas da ressurreição, a tradição religiosa da igreja caía por terra, porque era baseada num relacionamento com um Jesus que havia ressurgido, mas de fato, Ele nunca havia ressurgido literalmente dos mortos.
Quando concluiu a sua teoria, ele perguntou aos presentes se havia algum questionamento. Depois de uns trinta segundos, um senhor negro de cabelos brancos se levantou no fundo do auditório e disse:
- Dr. Tillich, eu tenho uma pergunta...
Enquanto todos os olhos se voltavam para ele, colocou a mão na sua sacola, pegou uma maçã e começou a comer.
- Dr. Tillich, (crunch, munch...) a minha pergunta é uma questão muito simples (crunch, munch...). Eu nunca li tantos livros como o senhor leu (crunch, munch...) e também não posso recitar as escrituras no original grego (crunch, munch...). Eu nada sei nada sobre Niebuhr e Heidegger (crunch, munch...)...
Fez uma pausa, acabou de comer a maçã e continuou:
- Mas tudo o que eu gostaria de saber é: Essa maçã, que eu acabei de comer, estava doce ou azeda?
Dr. Tillich parou por um momento e respondeu com todo o estilo de um estudioso:
- Eu não tenho possibilidades de responder essa questão, pois eu não provei a sua maçã.
Ao ouvir a resposta, o senhor de cabelos brancos jogou o que restou da maçã dentro do saco de papel, olhou para o Dr. Tillich e disse calmamente:
- O senhor também nunca provou do meu Jesus. Como pode afirmar o que está dizendo?
Mais de 1000 pessoas que estavam assistindo não puderam se conter. O auditório se ergueu em aplausos. Dr. Tillich agradeceu a plateia e rapidamente deixou o palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário