Texto de Antônio Souza Neto
O texto a seguir é atribuído ao brasileiro Antônio Souza Neto, vivendo há 6 anos na França, que, após tomar conhecimento do texto do francês Olivier Teboul sobre nosso país, resolveu falar sobre 56 itens que ele acha da França.
Vejamos:
01. É mentira que franceses não tomam banho, eles tomam sim, mas nunca mais que um por dia, mesmo que seja verão e esteja fazendo um calor enorme.
02. Os franceses não utilizam desodorantes e também não se importam com o cheiro de sovaco dos outros. Um bom exemplo é o “cheirinho de soirée” (festas francesas) onde as pessoas transpiram muito e ficam fedendo, mas ninguém se importa.
03. Os franceses não lavam a mão antes de comer, nem depois de ir ao banheiro. Mesmo se ele tem uma classe social ou cargo alto. Na maioria das casas, há uma porta para a privada e outra para o chuveiro, sendo que a pia sempre fica no mesmo espaço que o chuveiro, impossibilitando o uso por alguém que tenha acabado de usar a privada, caso alguém esteja no banho. Ou seja, é para lavar as mãos depois de tomar banho, mas nunca depois de fazer xixi ou cocô.
04. Na França, as pessoas não escovam os dentes depois das refeições e fumam muito. Isso justifica porque pessoas com 40 anos já têm os dentes todos estragados.
05. Na França, o transporte em geral funciona muito bem. Essa foi a maior diferença positiva que senti em relação ao Brasil. As estradas são ótimas. Os metrôs funcionam bem. E a rede de trens rápidos que liga as cidades da França é muito boa. É possível que o transporte na França seja o melhor do mundo, ou um dos melhores.
06. O metrô de Paris fede a esgoto, mas dizem que o esgoto de Paris é turístico, então essa deve ser a razão.
07. A alimentação na França é muito saudável. Todos comem bastante salada e há poucos obesos.
08. A comida da França é muito boa, principalmente os queijos e molhos de diversos tipos.
09. A carne de boi na França, no entanto, é horrível. Eu tenho uma teoria sobre isso: como a indústria do leite é muito forte na França, acho que todas as vacas servem para fornecer leite, e todos os bois para reproduzir as vacas, para nascerem novas vacas e produzirem mais leite. Assim, o boi ou vaca só vão para a sua mesa quando morrem de velho.
10. Os franceses são muito educados com as palavras, mas não com os gestos. É muito comum ver alguém dizer “Pardon”, enquanto te empurra de propósito numa estação de metrô ou qualquer outro lugar cheio.
11. Dizem que a maioria dos brasileiros deixam tudo para a última hora. Fato. Os franceses se dividem em dois grupos: uma parte é muito disciplinada e organizada e faz as coisas pouco a pouco evitando estresses no último momento. A outra parte não gosta de trabalhar e vive à custa do estado, recebendo dinheiro de órgãos como o CAF.
12. É lenda que os franceses não respondem se você pedir informação em inglês. Pelo menos os jovens de grandes cidades se esforçam para te dar informações em inglês e até mesmo em espanhol.
13. O sotaque dos franceses falando inglês é muito feio, eles falam como se estivessem falando em francês mesmo.
14. As filas não são respeitadas na França. Vi diversas vezes pessoas furando a fila. No Brasil, se alguém fizer isso é linchado, acho que por isso que não fazem.
15. As eleições na França ainda são manuais e muitas vezes têm contagens duvidosas, principalmente nas pequenas cidades.
16. O sistema bancário é muito ruim. Se você depositar dinheiro na boca do caixa, o dinheiro só entra na sua conta cerca de dois dias depois. Frequentemente você verá taxas de serviços que não pediu no seu extrato. O banco pela internet tem pouquíssimos serviços e para pagar seus impostos e muitas outras coisas você é obrigado a ir fisicamente ao banco.
17. As operadoras telefônicas conseguem ser piores que no Brasil. Cometem muitas falhas. Te obrigam a aderir a serviços que você não pediu e te deixam horas esperando no telefone para resolver qualquer probleminha simples. As lojas físicas não resolvem problemas.
18. As pessoas se vestem bem na França, mas vestem a mesma roupa mais de 10 vezes sem lavar. Muitas vezes só usam uma roupa todos os dias da semana.
19. Os franceses costumam ser muito fechados e é muito difícil entrar em um grupo de amigos já fechado. A única exceção é quando bebem. Um francês bêbado, que você acabou de conhecer, vai dizer que você é o melhor amigo dele, mas no outro dia nem vai lembrar quem você é.
20. Quando há sol, os franceses se atiram sobre a grama e podem ficar horas assim. Eu achei isso muito estranho quando cheguei, mas entendi depois que passei por um inverno horrível. Então, na primavera, lá estava eu também, atirado sobre a grama.
21. Os franceses fumam muito, e jogam as "bitucas" de cigarro no chão.
22. A música francesa antiga é muito boa, mas a atual é muito ruim. No entanto, os franceses não costumam avaliar as músicas pela qualidade, mas sim se ela é nova ou não. Assim, ao ouvir uma música antiga, mesmo que boa, eles vão dizer “Baaahh, isso é velho“.
23. Na França, as pessoas costumam sair de casa cedo, quando vão à universidade. Isso é bom por um lado, já que você pode ganhar independência rapidamente, fazer apéros em casa (reunião com amigos para beber algo antes de sair para a balada) etc. Por outro lado, sinto que as famílias são menos ligadas e menos afetivas.
24. A França tem muita igualdade social, e isso é ótimo. As pessoas podem escolher o que vão fazer, e não fazem algo por serem pressionadas pela sociedade porque têm que ganhar dinheiro. É comum ver faxineiras com carros novos e bons.
25. No Brasil, as pessoas acham que nada funciona aqui e tudo é feito da pior maneira. Na França, eles acham que o lugar é perfeito, que tudo funciona bem e que não há lugar melhor. Ambos estão errados: nem o Brasil é tão ruim quanto os brasileiros dizem, nem a França é tão boa quanto os franceses dizem.
26. É difícil as pessoas se abraçarem na França. Lembro-me que eu abraçava algumas amigas minhas de propósito para fazer gozação, pois era muito engraçado ver como elas não ficavam à vontade.
27. Na França, se um homem sai com uma mulher 2 vezes, automaticamente já está namorando, sem precisar de nenhum acordo prévio.
28. Os franceses adulteraram o sentido de algumas palavras de origem latinas. Por exemplo, "aprender" pode significar "ensinar": Eu vou te aprender português. "Vir" pode significar "ir": Eu virei à sua casa hoje.
29. Os empregados ligados a atendimento de qualquer tipo não são nunca amáveis. “C’est pas mon problème” e “Désolé” serão ouvidos com frequência quando eles não querem te ajudar. Isso na verdade quer dizer “Saia logo daqui por que eu tenho que passar o resto da tarde sem fazer nada“. O fato de eles estarem sendo pagos para fazer aquilo bem não é importante.
30. Aos domingos todas as pessoas ficam em casa, as ruas parecem ser de uma cidade fantasma e nenhum estabelecimento comercial abre.
31. É impossível resolver alguma coisa nos meses de julho e agosto.
32. Na França, até a poeira se organiza sozinha nos chamados “Moutons” e facilita a sua limpeza.
33. Para entrar em uma boate na França é preciso estar muito bem vestido, de preferência acompanhado de mulheres, a lua deve estar em câncer, o sol em capricórnio e saturno em gêmeos.
34. Na França, não há muita violência por assalto, mas há muita violência gratuita e brigas de bar.
35. As mulheres francesas são muito bonitas, mas são todas loucas.
36. As grandes cidades da França são muito cosmopolitas e isso é ótimo. Você pode encontrar pessoas de todos os lugares do mundo, e também restaurantes, música etc.
37. Franceses adoram papel. Para conseguir qualquer coisa tem que ter um dossiê de 100 páginas assinados por 10 pessoas diferentes. Para rescindir qualquer contrato, você tem que enviar uma carta registrada, dizendo que vai rescindir daqui a 3 meses, mesmo assim eles vão fazer de tudo para que você não rescinda o contrato, mesmo agindo de maneira ilegal.
38. Franceses não sabem dançar, mas isso é ótimo para os brasileiros. Eu, com meu forró básico, virava profissional, em qualquer estilo, com as mulheres francesas. Os passos de forró podem ser dançados com salsa, rock, bachata, tango, ou qualquer outra.
39. Um monte de gente tem cabelo de "Cascão". Normalmente eles sempre estão envolvidos em todas as brigas e badernas na França.
40. O ciclismo funciona muito bem na França: muita gente anda de bicicleta e existem vias exclusivas para isso. Em muitas cidades, você pode alugar bicicletas públicas por um preço muito camarada.
41. Na França, desperdiça-se muita comida. Se a pessoa sabe que não vai comer tanto, por que colocar tanto no prato?
42. Nas festas, as pessoas são muito receptíveis para conversar. É fácil chegar em alguém que você nunca viu na vida e começar a conversar sobre qualquer coisa.
43. Na França os belgas são nossos portugueses, em relação às piadas.
44. Na França você pode atender o seu smartphone na rua sem ser roubado.
45. Franceses não sabem paquerar; muitas vezes é a mulher que toma a atitude.
46. Franceses são muito regionalistas: cada um acha que sua região é melhor que as outras e seu sotaque mais bonito que os outros.
47. Parisienses acham que não têm sotaque, mas, como qualquer um, eles têm sim.
48. Os franceses se importam menos com as aparências ou em mostrar riqueza. Acho que isso é resultado da maior igualdade social.
49. Na França, a maioria dos professores não se interessa muito pelo aprendizado do aluno. Querem apenas mostrar o quanto eles sabem e te obrigam frequentemente a estudar o tema específico de pesquisa deles, mesmo quando o assunto é genérico. Pedir para ter acesso a uma correção de prova pode ser considerado uma afronta.
50. Os números na França não são lógicos: para dizer 70, você diz "sessenta e dez"; para dizer 80, você diz "quatro vintes" e, para dizer 99, você diz "quatro vintes e dezenove".
51. Quase todos os canais de televisão da França são do estado e eles raramente falam mal dos governos.
52. Casais franceses não costumam se tocar na rua, nem mesmo dar as mãos, nem dar demonstrações de afeto em público.
53. Na França, a língua portuguesa nunca é a língua portuguesa: ou é espanhol, ou é italiano. Quase todos acham que o Brasil fala espanhol ou brasileiro.
54. Na França, um garçom sempre estará te dando a maravilhosa oportunidade de pagar para comer no restaurante dele. Assim você sempre tem que implorar para ser bem atendido. O garçom sempre tem razão.
55. Franceses adoram criticar, mas odeiam ser criticados.
56. E, finalmente, para os parisienses, Paris é o Centro do Mundo e sem ela a Terra seria incapaz de girar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário