segunda-feira, 11 de julho de 2022

O EXEMPLO DA GALINHA

  POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

A galinha convida seus vizinhos para plantar trigo e diz outros animais:
- Se plantarmos trigo, teremos pão para comer. Alguém quer me ajudar?
- Eu não - disse a vaca.
- Nem eu - emendou o pato.
- Eu também não - falou o porco.
- Eu muito menos eu - disse o ganso - faço parte de outro sindicato.
Então eu mesma planto - falou a galinha.
E plantou. O trigo cresceu e amadureceu em grãos dourados.
- Quem vai me ajudar a colher o trigo? - perguntou a galinha.
- Eu não - disse o pato.
- Não faz parte de minhas funções - disse o porco.
- Não - exclamou a vaca - é trabalho análogo a escravo.
Não ajudo porque perderei o seguro desemprego - disse o ganso.
- Então, eu mesmo colho - falou a galinha.
E colheu. E, com isso, chegou a hora de preparar o pão.
- Quem vai me ajudar a assar o pão? - indagou a galinha.
- Só se me pagarem hora extra - falou a vaca.
O pato disse não poder ajudar por que tinha auxílio-doença. O ganso disse:
- Se só eu ajudar, será discriminação.
O porco disse enraivecido:
- Ô, galinha! Pare com essa insistência! Isso é assédio moral.
- Então eu mesma asso - disse a galinha.
E assou cinco pães. De repente, todo mundo queria pão. E a galinha disse:
- Não, agora eu vou comer os cinco pães sozinha.
- Lucros excessivos - gritou a vaca.
- Sanguessuga capitalista - exclamou o pato.
- Eu exijo direitos iguais - bradou o ganso.
E o porco partiu logo para a organização de um movimento com milhares de cartazes com dizeres "injustiça", "discriminação", "assédio". Para a galinha, os mais ofensivos impropérios.
Instalada a confusão, chegou um agente do governo. Dele, a galinha ouviu o seguinte:
- Você não pode ser assim egoísta.
- Mas eu ganhei esse pão com meu próprio suor - defendeu-se a galinha.
- Exatamente - disse o funcionário - essa é a beleza da livre empresa. Qualquer um neste país pode ganhar o quanto quiser, mas os mais produtivos têm que dividir o produto de seu trabalho com os que não fazem nada. Essa é a base dos nossos direitos humanos. País rico é país sem pobreza!
A galinha engoliu seco e calou. Calou de uma vez. E os vizinhos perguntam até hoje por que, desde então, ela nunca mais fez absolutamente nada...
Não é para menos. Destruíram a iniciativa, a criatividade e os empregos. Assim chegamos ao ano de 2022. Precisamos reanimar a galinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário