domingo, 30 de abril de 2023

A EXPERIÊNCIA VEM COM A IDADE

 POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Perguntei a um amigo que passou dos 70 e está caminhando para os 80 que tipo de mudanças ele está sentindo em si mesmo.  Ele me enviou o seguinte:

 01. Depois de amar meus pais, meus irmãos, minha esposa, meus filhos e meus amigos, comecei a amar a mim mesmo.

 02. Percebi que não sou “Atlas”. O mundo não repousa sobre meus ombros.

 03. Parei de barganhar com vendedores de verduras e frutas. Alguns centavos a mais não vão me quebrar, mas podem ajudar o pobre sujeito a economizar para as mensalidades escolares de sua filha.

 04. Dou uma boa gorjeta para minha garçonete. O dinheiro extra pode trazer um sorriso ao rosto dela.  Ela está trabalhando muito mais para ganhar a vida do que eu.

 05. Parei de contar aos idosos que eles já narraram aquela história muitas vezes. A história os faz caminhar pela estrada da memória e reviver seu passado.

 06. Aprendi a não corrigir as pessoas mesmo quando sei que estão erradas. O ônus de tornar todos perfeitos não é meu.  A paz é mais preciosa do que a perfeição.

 07. Dou elogios livre e generosamente. Os elogios melhoram o humor não apenas do destinatário, mas também de mim. E uma pequena dica para o destinatário de um elogio, nunca, NUNCA recuse, apenas diga "Obrigado".

 08. Aprendi a não me preocupar com vincos ou manchas em minha camisa. A personalidade fala mais alto que as aparências.

 09. Afasto-me de pessoas que não me valorizam. Eles podem não saber o meu valor, mas eu sei.

 10. Eu permaneço calmo quando alguém joga sujo para me ultrapassar na corrida dos ratos. Eu não sou um rato e nem estou em nenhuma corrida.

 11. Estou aprendendo a não ficar constrangido com minhas emoções. São minhas emoções que me tornam humano.

 12. Aprendi que é melhor abandonar o ego do que romper um relacionamento. Meu ego me manterá distante, enquanto nos relacionamentos nunca estarei sozinho.

 13. Aprendi a viver cada dia como se fosse o último. Afinal, pode ser o último.

 14. Estou fazendo o que me deixa feliz.  Sou responsável pela minha felicidade e devo isso a mim mesmo. Felicidade é uma escolha. Você pode ser feliz a qualquer momento, basta escolher ser!

Por que temos que esperar chegar aos 60 ou 70 ou 80, por que não podemos praticar isso em qualquer fase e idade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário