domingo, 4 de março de 2012

A COPA DO MUNDO NÃO É NOSSA!

Texto de Aloisio Guimarães

Terminados os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, começaram a falar na instalação de uma CPI para apurar as irregularidades nas obras de construção dos estádios, principalmente, superfaturamento. Ficou o dito pelo não dito; tudo terminou em pizza. Ninguém foi processado por manchar a honra de alguém.
Agora, o Brasil começa a se preparar para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Serão construídos, entre outras “besteirinhas”, 12 estádios de futebol (chamados de "Arena"), sem falar em metrô, aeroportos, estradas, etc., etc., etc...
Começaram dizendo que não seria gasto nenhum dinheiro público. Mas, o que vimos agora é que bilhões de reais do dinheiro do povo estão sendo gastos na construção de campos de futebol! É o dinheiro que faz falta à saúde, à educação, à segurança pública... E o povo acha normal! Esquece que seus filhos morrem por falta de atendimento médico, falta de leitos nos hospitais; esquece que dorme em filas, para matricular seus filhos, por falta de escolas; esquece que nas escolas falta tudo, desde giz a professor; esquece que é assaltado todos os dias, por falta de investimento na segurança pública; esquece que seus filhos são assassinados para lhes roubarem a porcaria de um celular; esquecem... Simplesmente, esquecem!
Tem muita gente pensando que vai assistir aos jogos da Copa do Mundo e não vai. A Copa do Mundo é um evento exclusivamente para turistas, com os ingressos caríssimos, onde a maioria deles, os melhores lugares, vão para os patrocinadores (grandes empresas). Para o "povão", restarão os piores lugares, a não ser naqueles jogos inexpressivos tipo Afeganistão x Cazaquistão.
Não precisa ser mágico para adivinhar que, no dia seguinte ao jogo final, políticos e imprensa estarão falando em criação de CPI para apurar as irregularidades cometidas na preparação do evento. Se for para terminar igual ao que "não" foi apurado no Pan, estou de "saco cheio" dessa ladainha, tão somente para "virar notícia e aparecer na mídia", tentando crescer politicamente! E você, "Zé Povinho", depois não venha reclamar dos políticos porque você aceita, calado, a troca de tudo que precisa por um campo de futebol.
Mesmo fanático por futebol, eu prefiro educação, saúde, segurança...
Por outro lado, a FIFA está conseguindo jogar a soberania nacional para escanteio, impondo exigências contrárias à nossa legislação, na tal Lei Geral da Copa. Entre outras coisas, vai conseguir liberar o consumo bebidas nos estádios, esquecendo-se da existência, por exemplo, dos "Hooligans" (ingleses) e dos "Barra bravas" (argentinos), que bebem e fazem verdadeira badernas em qualquer país aonde vão.
Ontem, 2 de março de 2012, o petulante secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, fez declarações ofensivas à soberania nacional, dizendo que os organizadores da Copa precisavam "levar um chute na bunda" e "reclamou"  na demora da aprovação da tal Lei Geral da Copa, que ele está impondo ao Congresso Nacional, humilhando a todos os brasileiros que possuem vergonha na cara!
É o fim da picada!
Como se vê, a Copa do Mundo não é nossa, é da FIFA!

2 comentários:

  1. Na relação dos prefeitos de palmeira dos Índios não consta Remy Tenório Maia. Ao que me parece, por duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci demais o Dr Remy Maia. Por sinal, diversas vezes ele esteve na minha casa atendendo meu pai e minha mãe. Depois de fechar o seu consultório, ele abriu uma farmácia, perto do Cine Palácio. Tenho certeza que ele foi Deputado Estadual e Presidente da Federação Alagoana de Futebol. Não lembro que ele tenha sido Prefeito. Vou pesquisar e se tiver certeza, incluirei o nome dele na relação. Obrigado pela informação e leitura do blog.

      Excluir