quinta-feira, 15 de março de 2012

EU QUERO A VAGA DA MINHA FILHA DE VOLTA!

Texto de Aloisio Guimarães

Para início de conversa quero deixar bem claro que toda a minha formação educacional foi fruto da escola pública e que tenho plena consciência de que o dinheiro que mantém as universidades públicas vem dos impostos que pagamos e que são muitos e pesados! Sem esse dinheiro (nosso), elas não existiriam.
Estudei em escola publica no tempo em que era uma escola eficiente e equipada, com professores bem remunerados e dedicados. Hoje, se o próprio governo, gestor do sistema, reconhece a escola pública como deficitária, nada mais nos resta senão o sacrifício e a matrícula dos nossos filhos na escola particular!
Tenho uma filha...
A minha filha não é afrodescendente, não é índia, não é quilombola, não é lésbica (assim imagino, mas mesmo que fosse, continuaria sendo a minha filha e amada da mesma forma), não é deficiente físico, não é sem-terra, não é sem-teto... Enfim, ela não pertence a nenhuma das classes chamadas de “minorias”.
É revoltante constatar que, para muitos defensores das "minorias", ela tem um grave defeito: é branca e inteligente!
E por causa deste "gravíssimo" defeito, mesmo seus pais contribuindo (compulsoriamente) para existência e manutenção das universidades públicas, a cada dia que passa, estão dificultando o seu ingresso a esta mesma universidade que também é sustentada, por que não dizer, com o dinheiro dela!
As vagas nas universidades públicas ao invés de serem destinadas para todos aqueles com potencial para efetivamente prestarem serviços ao país, independente de qualquer coisa, estão sendo utilizadas como instrumento de politicagem, reservadas para determinadas categorias de brasileiros, em nome de uma suposta “dívida histórica” do país para com eles!
Inconscientemente (ou por maldade) estão criando dois tipos de profissionais: os "cotistas" e os "não cotistas". Queiram ou não, no futuro, haverá essa discriminação! E quem mais vai perder com isso serão aqueles que, mesmo enquadrados nas “minorias”, entraram ou tinham condições de entrar na universidade por merecimento.
Ao invés de exigirem um ensino médio de qualidade, as “lideranças” dessas minorias contribuem para que tenhamos, em curto prazo, um ensino superior de péssima qualidade, com as mazelas dos ensinos básico e fundamental. Eles sempre deixam transparecer nas suas declarações que os beneficiados pelo Sistema de Cotas são verdadeiros “coitadinhos”, incapazes de alcançar algo por merecimento próprio, a não ser com o empurrão do governo!
Tenho certeza de que muitos possíveis beneficiários concordam que o Sistema de Cotas é discriminatório e procuram não utilizá-lo porque são pessoas inteligentes e capazes.
Vamos fazer um exercício de futurologia?
Vamos supor que o filho que você mais ama adoeça gravemente. Na sua cidade só existem dois médicos capazes de salvar a vida de seu filho. A única informação que você tem deles, e nada mais do que isso, é que um entrou na universidade por merecimento (sem reserva de vagas) e o outro entrou beneficiado pelo Sistema de Cotas. Sinceramente, não seja hipócrita, responda:
- Qual é, dos dois médicos, aquele que você vai procurar para confiar a vida do seu filho?
Se depois de tudo você continuar achando que estou errado, então quero sugerir, para o aprimoramento da "coisa", que você exija do governo a implantação das seguintes medidas complementares:
1. MERENDA UNIVERSITÁRIA
Ora, se os alunos da escola pública têm Merenda Escolar, fazendo com que muitos deles frequentem a escola muito mais para se alimentar do que estudar/aprender e como eles têm vagas garantidas por cota nas universidades, é imperativa a criação de algo semelhante para continuar alimentando-os, combatendo a evasão escolar, agora como sendo "evasão universitária".
2. CONSELHO DE CLASSE UNIVERSITÁRIO
Se praticamente é proibida reprovação de alunos neste país, o Conselho de Classe Universitário também deve ser instituído, para barrar a maldade daqueles professores universitários que forem mais exigentes e pensarem em reprovação. Afinal, a demanda é grande e ninguém pode ficar marcando passo na universidade, tomando o lugar de outros que querem entrar.
3. TRANSPORTE ESCOLAR UNIVERSITÁRIO
O Campus Universitário, geralmente, é afastado dos centros urbanos. Logo, requer gastos substanciais com passagens. O governo deve e tem a obrigação de fornecer também os meios para que os alunos pobres possam frequentar a universidade. Será mais uma medida de combate à evasão escolar universitária.
4. BOLSA-DOUTOR
Como os livros universitários são caros, é necessário permitir aos alunos pobres, o acesso aos mesmos, para que sejam bons profissionais. Assim, a Bolsa-Doutor, a custo zero para o aluno que não faltar às aulas, será uma medida que deve e tem que ser implantada.
5. BOLSA-EMPREGO
Emenda proposta pelo ilustre Prof. Audemaro Araújo: "Terão direito a 2 Salários Mínimos todos aqueles que entraram beneficiados por cotas e que conseguiram se formar, pois, afinal, não podem ficar desempregados. Ao contrário do Crédito Escolar, o pagamento aqui é no Dia de São Nunca"!
Lamento que, aqui em Alagoas, a coisa ficou pior do que já estava:
                                      a UFAL aderiu ao ENEM e ao SISU!
Com isto, a concorrência, que já era grande, ficou nacional! As vagas daqueles cursos mais valorizados (Medicina, Odontologia...) passaram a ser preenchidas por estudantes de outros estados, com outra visão de ensino. Para nossos filhos, restam apenas as vagas dos desistentes, o que é humilhante e vergonhoso!
Finalmente, compartilho da ideia de que raça e cor da pele de um ser humano não pode ser motivo para discriminá-lo, da mesma forma que não pode ser razão para que ele obtenha qualquer vantagem sobre os outros.
Por tudo isso, eu quero a vaga da minha filha de volta!

3 comentários:

  1. Complementando, Aló; '5. os bolsistas-racistas
    e assemelhados, em epígrafe, farão jus ao Bolsa-Emprego, de 2SM, por oito anos após o prazo oficial de término do curso universitário em que tenham se matriculado.' E salve, salve,
    as 'minurias'!!! Salve, o brazilzão!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Aloisio.
    O que está ocorrendo nesse pais é um grupo de dirigentes no governo federal apoiado pela administração central com fim especificamente eleitotoreiro criando esse tipo de profissional. Para mim eu considero isso uma vergonha, tenho até saudades do meu tempo de estudante, pois naquela época se reprovava e o estudante tinha que botar sua mola para ser um profissional a altura.
    Se hoje está assim, o que será dos meus netos no futuro. Só mesmo nesse nosso querido Brasil é que vemos essa pouca vergonha, é revoltante, vc está com todo direito de reinvidicar a vaga de sua filha. Continuo afirmando: Se focarmos calado seremos um covarde a mais, se bradarmos seremos um canalha a menos.

    ResponderExcluir
  3. compartilho com voce o escrito acima minha filha tenta medicina e nao consegue por causa da discriminação , vagas para negros e pardos e os brancos onde ficam? voces nao estao nem ai, pensam apenas em voces e a acabam sim com isso fazendo a discriminação

    ResponderExcluir