sábado, 22 de agosto de 2020

O GRANDE GOZADOR

Texto de Aloisio Guimarães

No começo dos anos 70 foi inaugurado, aqui em Maceió, o Estádio Rei Pelé. Na época, era o mais moderno estádio de futebol do país. Maceió ainda era cidade pequena e o estádio inaugurado comportava tranquilamente todos aqueles que quisessem ir aos jogos, sem a necessidade de comprar ingresso antecipado ou nas mãos dos cambistas, como acontece nos dias atuais.
Nessa época, mesmo morando em Palmeira dos Índios, o meu pai foi chamado para receber o primeiro pagamento da sua aposentadoria (como ex-funcionário da REFFESA), na agência do Banco do Brasil, que fica na Rua senador Mendonça, aqui em Maceió. Todo contente, o meu velho pai aproveitou a oportunidade para trazer, eu e meus irmãos, para assistir um jogo de futebol no novo estádio.
Acontece que era a primeira vez que ele iria receber a aposentadoria e não sabia ao certo quais os documentos que deveria apresentar para sacar o dinheiro. Era um tempo em que ainda nem se pensava em cartão magnético; era tudo na “boca do caixa” e "sem saidinha de banco". Por isso ele trouxe todos os documentos que julgou necessário.
Fomos ao jogo e, terminada a partida, fomos comer uma macarronada no extinto Bar Gracy, que ficava no Parque Rio Branco, perto do Cine Ideal.
Quando chegamos ao restaurante, encontramos outras pessoas de Palmeira dos Índios e, entre elas, um camarada de nome Jazon, um sujeito espirituoso e gozador, muito amigo de meu pai.
Na hora de pagar a conta, quando o papai colocou as mãos nos bolsos traseiros das calças, para pegar a carteira porta-cédula, o canto mais limpo. Nada de carteira nos bolsos. Tinha sido roubado ou perdido no estádio.
A solução foi apelar para a amizade do Jazon:
- Jazon, meu amigo, eu perdi ou roubaram a minha carteira e todos os meus documentos, inclusive a Carteira de Trabalho. Agora estou sem dinheiro até para pagar a conta...
Ao ouvir a súplica do meu pai, o gozador do Jazon, mesmo emprestando a grana, sapecou bem alto, para todo mundo ouvir:
- Ôxente! E o senhor veio assistir um jogo de futebol ou veio procurar emprego?!
Ao ouvir a resposta do Jazon, todo mundo caiu na gargalhada, menos meu pai, que quase enfarta porque, além de duro, tinha perdido todos os documentos, não tinha dinheiro para pagar a conta, estava ameaçado de não receber a merreca da sua aposentadoria no dia seguinte e ainda foi motivo de gozação.
Apesar disso, continuou muito amigo do Jazon, até a sua morte.
Ah, ele conseguiu sacar o dinheiro da aposentadoria. Só não me perguntem como. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário