quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

PEQUENAS HISTÓRIAS, GRANDES LIÇÓES

 POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

1. AS PAREDES QUE NOS APRISIONAM SÃO MENTAIS, NÃO REAIS
Um urso percorria constantemente, para cima e para baixo, os seis metros de comprimento da jaula. Quando, ao fim de cinco anos, o tiraram da jaula, o urso continuou a percorrer, para cima e para baixo, os mesmos seis metros, como se ainda estivesse na jaula...
E estava, para ele...

2. O NOSSO INIMIGO NÃO É AQUELE QUE NOS ODEIA, MAS AQUELE QUE NÓS ODIAMOS.
Um ex-prisioneiro de guerra foi visitar um amigo que havia compartilhado com      ele tão penosa experiência e perguntou ao seu amigo:
- Já esqueceste a prisão durante a guerra?
O outro respondeu:
- Sim...
- Pois eu ainda não. Ainda continuo a odiar todos aqueles que nos aprisionaram com toda a minha alma.
Seu amigo disse-lhe calmamente:
- Então, ainda és prisioneiro!

3. NA MAIOR PARTE DAS VEZES, OS DEFEITOS QUE VEMOS NO OUTROS SÃO OS NOSSOS PRÓPRIOS DEFEITOS
- Perdoe-me, senhor, mas eu não fui capaz de decifrar o que me escreveu na margem do meu último exame...
O professor respondeu:
- Eu te dizia que escrevesses de um modo mais legível...

4. O PODER DO MEDO
A Peste dirigia-se para Damasco e passou velozmente junto à tenda do chefe de uma caravana no deserto, que lhe perguntou:
- Aonde vais com tanta pressa?
- À Damasco, penso cobrar mil vidas.
No regresso de Damasco, a Peste passou de novo junto à caravana. Então, o chefe disse-lhe:
- Eu já sei que cobraste 50.000 vidas e não a mil que havias dito!
A Peste respondeu:
- Não, eu só cobrei mil vidas; as restantes, levou-as o Medo.

5. A FELICIDADE
Dizia um velho que só se havia queixado uma vez, em toda a sua vida: foi quando ia com os pés descalços e não tinha dinheiro para comprar sapatos. Então, viu um homem feliz que não tinha pés. E nunca mais voltou a queixar-se.

6. DIÓGENES
Estava o filósofo Diógenes comendo lentilhas quando avistou o também filósofo Aristipo, que vivia, confortavelmente, porque vivia em lisonjear o rei.
Ao vê-lo, Aristipo, comentou:
- Se aprendesses a ser submisso ao rei, não terias que comer esse lixo de lentilhas.
Ao que Diógenes replicou:
- Se tivesses aprendido a comer lentilhas, não terias que bajular o rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário