domingo, 8 de dezembro de 2013

CERCA DE AQUÁRIO

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Mehmet Ali Gökçeoðlu, um empresário de sucesso e engenheiro topográfico da Turquia, construiu a cerca mais incrível do mundo para sua luxuosa casa em Cesme, Izmir. Oito anos atrás, ele substituiu a cerca de metal na frente de sua propriedade por um aquário de 50 metros de comprimento repleto de centenas de peixes e polvos.
Localizado a poucos metros de distância das margens do Mar Egeu, a propriedade de Mehmet Ali Gökçeoðlu tornou-se uma das atrações turísticas mais populares em Cesme, trazendo mais de mil visitantes por dia, de acordo com seu proprietário. A moradia em si é bastante impressionante, mas é a “aqua-cerca”, construída há oito anos, que chama a atenção. Ela é cheia de várias criaturas marinhas do Mar Egeu, como pargos, robalos, tainhas, enguias e polvos. Parece complicada, mas a construção da estrutura transparente foi, na verdade, a parte mais fácil do projeto. A parte difícil foi ligar o aquário ao mar através de um gasoduto de 400 metros de comprimento, para que a água pudesse ser trocada continuamente para manter o aquário com aspecto limpo e seus habitantes felizes. Gökçeoðlu contratou uma equipe de mergulhadores privada para executar a tarefa, e acabou pagando aproximadamente 21.000 dólares (cerca de 45 mil reais) para realizar seu sonho.
O empresário diz que apenas ver as pessoas fazendo fila do lado de fora de sua casa para olhar para a sua criação já faz valer a pena.
De acordo com vários relatos, há agora quase 1.000 peixes vivendo lá. Mesmo depois de oito anos, o aquário único ainda atrai multidões a cada verão.
Para se certificar de que ninguém chega perto o suficiente para prejudicar a sua vedação frágil ou roubar algum peixe, o proprietário criou uma rede de vigilância de 17 câmeras com sistema de reconhecimento facial. Os visitantes podem olhar, tirar fotos e gravar vídeos, mas se chegarem muito perto, provavelmente vão desencadear algum tipo de alarme.
Eu sei, tem que ver para crer. Felizmente, temos fotos para provar isso:




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário