sábado, 24 de janeiro de 2015

SÓ MUDARAM AS MOSCAS

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Para júbilo e gáudio dos amantes dos textos clássicos, segue uma carta do imperador Vespasiano a seu filho Tito:
22 de junho de 79 d.C.
Tito, meu filho,
Estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas.
De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória.
Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos e pensa: "Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?"
- Num estádio, é claro!
Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma "per omnia saecula saeculorum", e sempre que o olharem dirão: "Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou.".
Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão.
Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. "Vel caeco appareat" (Até um cego vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma.
Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: "Ad captandum vulgus, panem et circenses" (Para seduzir o povo, pão e circo).
Esperarei por ti, ao lado de Júpiter.
Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com 100 dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado.
 A propósito de Copas e Olimpíadas, continua válida a pergunta de Vespasiano:
- Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? 
Assim, a gente de Brasília construirá monumentais estádios em Cuiabá, Recife e Manaus, mesmo que nem haja ludopédio por esses lugares. Só para se ter uma ideia, em Cuiabá, a Arena Pantanal terá 43.600 lugares. No último campeonato de Mato Grosso, a média foi inferior a 1.000 pessoas por partida. Em Recife, haverá um novo Estádio, embora todos os grandes clubes locais já tenham o seu. Em Manaus, pior ainda: a Arena terá 47 mil lugares. No último campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o público total foi de 37.971 pessoas.
As gentes da Terra Papagalli não ligaram nem mesmo para o exemplo dos sul-africanos, que construíram 5 novos estádios e 4 são deficitários.  
Vespasiano estava certo: o grande negócio é construir estádios!
NB: Em latim, "clunis" são "nádegas". 

Um comentário:

  1. Sou grande apreciador do ludopédio e outrora já andei
    dando umas pernadas no esporte bretão(na zaga, Nilton
    Santos, a Enciclopédia, era pinto pra mim!?). Todavia,
    abomino os Coliseus e Vespasianos tupiniquins; estes
    últimos atualmente chamados de lulloptralhas, são muito
    mais perniciosos, danosos à sociedade. Com esse pébol
    merda de hoje, faz anos que minhas "clunis" não pousam
    nem repousam num Colosseum.

    ResponderExcluir