Os pensamentos abaixo, recebidos por e-mail, verdadeiros ou não, servem para mostrar como a mulher foi tratada ao longo dos séculos:
• AS ESCRITURAS
- Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher.
• ZARATUSTRA - FLÓSOFO PERSA
- A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: "- Senhor, que desejais que eu faça?"
• CÓDIGO DE HAMURABI
- Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir as suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio.
• ARISTÓTELES - FILÓSOFO GREGO
- A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.
• SÃO PAULO
- Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.
• CONSTITUIÇÃO INGLESA DO SÉCULO XVIII
- Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade, mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado.
• LEI DE MANU - LIVRO SAGRADO INDIANO
- Mesmo que a conduta do marido seja censurável e mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai; ao se casar, de seu marido, se este morrer, de seus filhos e, se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria.
• LE MÉNAGIER DE PARIS - TRATADO DE CONDUTA MORAL
- Quando um homem for repreendido, em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado.
• HENRIQUE VII - REI DA INGLATERRA
- As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.
• LUTERO - TEÓLOGO ALEMÃO
- O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário