sábado, 13 de maio de 2017

A ORIGEM DO BUQUÊ

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES
 
O Buquê, palavra de origem francesa, é aquele arranjo de flores que as noivas carregam na hora do seu casamento.
Existem muitas teorias a respeito da origem desse acessório. A primeira delas vem da Antiga Grécia, as noivas usavam flores como oferecimento à deusa Hera, noiva de Zeus, para trazer sorte no casamento, entretanto, a versão mais curiosa sobre a origem desse arranjo floral é a seguinte:
Quem visita o Palácio de Versalhes, na França, pode observar que o suntuoso Palácio não tem banheiros. Os seus imensos e belos e admirados jardins, na época, não eram simplesmente contemplados, mas usados como vaso sanitário durante as famosas baladas promovidas pela monarquia, já que não existiam sanitários.
Durante os séculos XVI e XVII, não existiam escovas de dente, perfumes, desodorantes, muito menos papel higiênico. As excrescências humanas eram despejadas pelas janelas e, nos dias de festa, a cozinha do palácio conseguia preparar banquete para 1500 pessoas sem a mínima condição de higiene.
Nessa época, perfeitamente demonstrada nos filmes, as pessoas, principalmente as mulheres, viviam se abanado. A culpa não era do calor, mas no mau cheiro que elas exalavam por debaixo das saias, feitas propositalmente para conter os odores das suas partes intimas já que não havia adequada higiene. Se tudo isso não bastasse, também não havia o costume de se tomar banho porque, além do frio europeu ser muito intenso, quase que não havia água encanada. Portanto, o mau cheiro era dissipado pelo uso do abanador. Como dinheiro nunca caiu do céu, somente os nobres tinham lacaios para abaná-los, para dissipar o mau cheiro que o corpo e boca exalavam, além de também espantar os insetos.
A maioria dos casamentos ocorria nos meses de junho (para eles o início do verão), por uma razão muito simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio. Assim, em junho, o cheiro das pessoas era ainda tolerável. Entretanto, como os odores já começavam a incomodar, as noivas carregavam buquês, junto ao corpo, para as flores disfarçarem o mau cheiro.
E fácil concluir, então, porque maio é considerado o “Mês das Noivas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário