sábado, 7 de abril de 2012

DE MÃE PARA MÃE

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

Teoricamente, trata-se de uma Carta Aberta remetida por uma mãe a um dos jornais de São Paulo, após mais uma rebelião na FEBEM.
De mãe para mãe,
Hoje vi seu enérgico protesto, diante das câmeras de televisão, contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM, em São Paulo, para outra dependência da FEBEM, no interior do Estado.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.
Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que, não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação, contam com o apoio de comissões, pastorais, órgãos e entidades de defesa de direitos humanos.
Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro: enorme é a distância que me separa do meu filho. Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos, porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Felizmente, conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, um importante papel de amigo e conselheiro espiritual.
Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou, estupidamente, num assalto a uma videolocadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia, para pagar os estudos à noite.
No próximo domingo, quando você estiver se abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...
Ah, ia me esquecendo! Mesmo eu também ganhando pouco e sustentando a casa, você pode ficar tranquila, viu? Que eu estarei pagando, de novo, o colchão que seu querido filho queimou na última rebelião da FEBEM!
 

Um comentário:

  1. Este relato é forte e interessante, pois podemos juntos ver que existem 2 lados da moeda, mas que nenhum vê o outro e por isto nôs tornamos egoístas. Parabéns por coloca-lo aqui.


    BianCA Francisco.

    ResponderExcluir