segunda-feira, 9 de abril de 2012

LA VIOLETERA

Texto de Aloisio Guimarães

Os mais novos nunca ouviram falar nela, mas os seus pais e avós, com certeza: Sarita Montiel!
- Quem foi Sarita Montiel?
- Espanhola, cantora e atriz, de beleza marcante, foi musa e admirada por milhares de homens, mundo afora, durante a década de 60.
O seu sucesso na Espanha foi enorme, fazendo com que fosse convidada para ir trabalhar em Hollywood, contracenando com os astros mais populares da época.
O seu maior sucesso foi o filme La Violetera. Um dramalhão, mas um filmaço!
No filme, ela é Soledad - uma moça pobre, que vende, cantando, violetas, na porta do teatro de Madrid. Sua voz chama a atenção de Fernando, nascendo uma forte paixão entre eles. Escandalizando a alta sociedade, Fernando instala Soledad em um apartamento e anuncia seu noivado com a moça, mas, após a morte do irmão, ele termina o romance. Só e abandonada, ela começa uma carreira vitoriosa de cantora e, apesar de casados com outras pessoas, eles nunca conseguem esquecer um do outro, até que uma tragédia os coloca frente a frente novamente.
A música do filme, também chamada La Violetera, foi um enorme sucesso no mundo todo, tornando Sarita Montiel eternizada com o apelido de “La Violetera”!
Se compararmos as épocas (não existia nenhuma influência da internet, televisão, revistas, quase que diárias), este filme fez mais sucesso de público do que Titanic, Harry Potter, Jurassic Park, Avatar...
Nos anos 80, não lembro a data, Sarita Montiel (já madura, é verdade) fez uma turnê pelo Brasil e esteve em Maceió.
Claro que fui!
O Teatro Deodoro lotado... Ela começa cantar La Violetera, desce do palco para a plateia e termina a música sentada no meu colo, abraçada ao meu pescoço!
Inesquecível!

Um comentário:

  1. Acessei seu BLOG e conheci seu perfil, parabens pelas graduações, Deus abençoe vc e a sua família. Já coloquei nos favoritos, tenho lido suas postagens e gostado muito,(A fila do Idoso foi demais...kkk). Sobre La Violetera, realmente foi do meu tempo sim, tenho mais janeiros que vc, viu? Assisti em Recife, lindo filme e emocionante, a música enternecedora, mas vc... teve um grande privilégio em? Vale muito recordar, as jovens da época se tornaram fãs de Sarita Montiel e cantavam sempre La Violetera, inclusie eu...Como é bom lembrar os velhos tempos, velhos dias, como diz a canção de Roberto Carlos.Vá sempre adiante em suas postagens.Felicidades!
    Um abraço,
    Eulina

    ResponderExcluir