terça-feira, 24 de abril de 2012

NOTA DE FALECIMENTO

Texto de Aloisio Guimarães

21 de Abril: Dia de Tiradentes.
22 de Abril: Dia do Descobrimento do Brasil
Estas duas datas das mais importantes da nossa história - sábado e domingo passados - acabam de “passar em branco”!
- Quantos sites, blogs, noticiário de televisão e jornais, lembraram ao povo brasileiro que datas eram e quais os seus significados?  Quase nenhum!
- Quantos brasileiros sabem quem foi Joaquim José da Silva Xavier?  Popularmente falando: "meia dúzia"!  O nosso maior herói, aquele que foi morto e esquartejado em defesa do Brasil, hoje é um “joão-ninguém”, um ilustre desconhecido!
Em qualquer país do mundo, seus heróis são cultivados e homenageados; aqui, esquecidos...
- Quantos brasileiros se lembraram de que o dia 22 de abril foi o aniversário do descobrimento do nosso país?  Quase ninguém!
- Quantos sabem dizer quem foi Pedro Álvares Cabral? Poucos.
- Que Nação é esta, que não tem heróis? Que não tem memória? Que assiste calada a mutilação de seu hino, tocado apenas pela metade, nos eventos esportivos?
A tudo isso eu chamo de falta de civismo e de patriotismo.
Até mesmo Trancredo Neves, festejado como aquele que sepultou a ditadura, derrotando Maluf (representante da direita) no Colégio Eleitoral, foi esquecido; esqueceram a data da sua morte!
E esses mesmo "patriotas" distribuem dezenas de e-mails, criticando o Pedro Bial, quando chama os participantes do “educativo” programa Big Brother de “NOSSOS HERÓIS”.Não estou defendendo o programa e nem o seu apresentador. Estou reclamando é da falta de coerência dos que o criticam: metem o pau nos "heróis do Pedro Bial", mas esquecem de reverenciar os seus!
A Memória do Brasil morreu, sem direto a missa de sétimo dia...

3 comentários:

  1. Grande verdade Aloisio!
    Tenho notado que em algum evento comemorativo em que cabe ser cantado o hino Nacional, as câmeras buscam aqueles rostos mais velhos que cantam corretamente o Hino Nacional, os jovens nem sequer sabem a letra do nosso Hino.
    Conheço um blog maravilhoso que comemora todas as datas importantes, nunca deixa passar em branco...
    Quer conhecer? Dê uma olhadinha:http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. DIVULGUEI O FATO, ALOISIO, QUE PELO MENOS 21 DIA DE TIRADENTES FOI FERIADO E TODO MUNDO SABIA PORQUE ERA FERIADO E PORQUE O COMÉRCIO ESTAVA FECHADO; POR CONTA DESTE FATO E DO FATO DE SER 52 ANOS DE BRASÍLIA, LEMBRARAM-SE. E 22 DE ABRIL, QUE NINGUÉM MAIS FALA E NENHUMA CRIANÇA E ADOLESCENTE SABE O DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, QUE A PARTIR DAÍ A NAÇÃO COMEÇOU A SER ESTRUTURADA NESTA NAÇÃO BONITA, CHEIA DE CHARME, INTELIGENTE, CALOROSA, AFÁVEL POR CAUSA DESTA MISCIGENAÇÃO ACONTECIDA DESDE 1500. TENHO MEDO DO POVO QUE NÃO PERPETUA SUAS LEMBRANÇAS E CRENÇAS! O QUE SERÁ DE NÓS, POVO BRASILEIRO" ?
    É TEMPO DE CULTUARMOS AS LEMBRANÇAS PARA APENDERMOS A LIBERTAR AS NOSSAS MENTES

    ResponderExcluir
  3. Estiado Amigo

    Ontem o ABC - Hoje: A Medicina

    Parabenizo-lhe pelo sucesso de sua jovem filha e tenho certeza de que isso é o germinar de uma carreira brilhante.
    O ditado se concretiza: FILHO DE GATO É GATINHO.

    Abs.
    Ferreira
    P.S.:Nunca foi tão atual esta frase do dia, PARABÉNS pela citação.E transmita ao Autor com um forte Abraço.

    ResponderExcluir