terça-feira, 10 de abril de 2012

SOCORRO, EU QUERO SER MULTADO!

Texto de Aloisio Guimarães

Moro em Alagoas, estado que tem as mais belas praias do Brasil: "Ponta Verde", "Pajuçara", "Paripueira", "Sonho Verde", "Francês", "Praia do Gunga", "Maragogi", "Japaratinga", "Praia do Peba", "Barra de São Miguel"...
Por conta dessa fama, toda a nossa orla é frequentada, diariamente, por milhares de turistas e nativos.
Até aí, tudo bem...
Acontece que em alguns finais de semana, principalmente nos "feriadões", dias de maior movimentação de veículos nas rodovias, com destino ao litoral do estado, as “lombadas eletrônicas” são desligadas, sob a desculpa de que "é para evitar congestionamentos"!
- Como é que é mesmo? Evitar congestionamentos?
- Quer dizer que gastam milhares de reais do nosso dinheiro, instalando esses equipamentos para disciplinar e limitar a velocidade dos carros daqueles motoristas que não respeitam a vida humana e, justamente nos dias que deveriam funcionar, são desativadas?
E esse "privilégio" não é exclusivo apenas dos alagoanos. Basta ir ao vizinho estado de Pernambuco, que acontece a mesma coisa!
Se isso não bastasse, a chamada “Lei Seca” ninguém já está respeitando muito, o que aumenta substancialmente as chances de que acidentes venham a ocorrer, principalmente nas rodovias litorâneas! É notória a grande quantidade de motoristas que dirigem após beberem álcool!
“Oficialmente” é o mesmo que dizer aos motoristas imprudentes e irresponsáveis:
- Estão liberados! Corram, matem ou morram, porque o tráfego não pode parar!
É o fim da picada!
Para os responsáveis (ou seriam irresponsáveis?), o desconforto de um congestionamento ou a lentidão do tráfego de veículos tem que ser evitado a todo custo, mesmo que isto coloque em risco vidas humanas e se tenha gasto milhares de reais com instalações de dispositivos controladores de velocidade!
Acho que além de velho, sou burro... Não me sai da cabeça a ideia de que nesses dias é que a fiscalização deveria ser intensificada porque a vida humana está em primeiro lugar!
E por ser burro, imploro:
- Por favor, quando eu for passar, liguem a lombada e me multem se cometer excesso de velocidade! Não quero perder o costume de respeitar a vida humana!
Espero que não seja preciso que um parente seu morra, vítima de um motorista imprudente ou “bebum”, para que você me dê razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário