quarta-feira, 6 de junho de 2012

DIÁRIO DE BORDO - ITÁLIA

Texto de Aloisio Guimarães

Como já lhes falei, estive na Itália, França e Inglaterra. Como nunca tinha saído antes do Brasil, a expectativa era enorme. Por conta disso, algumas surpresas e decepções aconteceram.
Hoje falarei sobre a Itália; amanhã, sobre Paris e Londres.
De um modo geral, os preços das roupas, transformando em real, são os mesmos praticados por aqui e, em alguns casos, mais caros. Portanto, não pense em encontrar roupas baratas por lá. Os preços da alimentação variam de local para local. Se um dia for por lá, se alimente nas “trattorias”, comida excelente e preços mais em conta. Nos supermercados, os preços são mais baratos, como por exemplo: um refrigerante, que em qualquer lugar custa, em média, 2.50 euros; no supermercado, você compra por somente 0,75 euros. O taxi é caro, mas não absurdamente caro. O ticket do metrô custa perto dos 2 euros. Turista é o que não falta nas ruas das cidades: centenas e centenas deles, dando a impressão que o país vive exclusivamente do turismo.
Quanto às cidades italianas, vejamos:
FIRENZE
A cidade de Florença é uma cidade que vale a pena conhecer. É uma bela cidade, com algumas ruas estreitas e belas. Os pontos turísticos pagos e que valem a pena visitar são Galleria degli Uffizi e a Igreja Santa Maria del Fiore.  Na Accademia (também paga), o que existe de mais interessante é a famosa estátua de David e uma espécie de “tacho de bronze”, que fica na ala destinada à música, que faz vibrar as partículas de água no seu interior e emite som, ao ter suas alças friccionadas. Entre outros pontos bonitos, destacamos A Ponte Vecchio, O Palazzo Pitti e A Fortezza da Basso. Apesar das ruas estreitas, muitas delas são ocupadas, parcialmente e permanentemente, pelas Trattorias (restaurantes mais accessíveis).
PISA
Uma cidade pequena e aconchegante! Pensou? Ela é Pisa! Os mais exigentes dizem que “em Pisa só tem a torre”. Gosto não se discute... Para mim, como cidade para morar, é melhor do que Florença. O complexo formado pela Torre Inclinada, o Battistero e a Catedral, é de beleza singular. A Torre Inclinada é um caso à parte: ela não é inclinada, ela é muito inclinada! A sensação de subir ao seu ponto mais alto é indescritível, pela perda temporária do nosso centro de gravidade, devido à variação da inclinação, ponto a ponto, quando subimos. Pisa está localizada pertinho de Florença, sendo destino obrigatório de todos os turistas.
POMPEIA
A cidade é uma prova concreta de que qualquer coisa pode ser bem organizada. A sua porção de ruínas, pequena em relação à cidade como um todo, é assustadoramente limpa e conservada. Parece até que dão polimento naquilo tudo! Pela distância considerável do Vesúvio, dá para imaginar que a erupção deste vulcão, que devastou a cidade, matando seus moradores, foi gigantesca e instantânea. Apesar do “fator história”, pelo conjunto da obra, somente vale a pena visitá-la se incluir no “pacote” a cidade de Napoli e a Ilha de Capri.
NAPOLI
Estive apenas no Porto, com destino a Ilha de Capri. Pelo que vi, parece ter alguns pontos bonitos. Entretanto, não devemos esquecer que é uma cidade que “mora junto do perigo”, aos pés do Vesúvio!
ILHA DE CAPRI
Um lugar paradisíaco, de beleza imensa. Apesar de ser uma ilha, distante uns 40 minutos de barco de Napoli, os preços dos produtos e alimentação são semelhantes aos praticados no continente. Como é uma “ilha vertical”, não existe praia, o que não inviabiliza o seu fascínio e sua enorme beleza. Suba até a parte mais alta da ilha e almoce, se deliciando com a vista maravilhosa que a natureza proporciona. Pelo que vi durante o dia, à noite ela deve ser fantástica! Quando puder, vá conhecê-la!
VENEZA              
Foi a minha grande decepção italiana! Para mim, Veneza é como a algo que é bonito no papel (fotografia) e diferente ao vivo. Os seus pontos principais são a Piazza San Marco (Palazzo Ducale e Campanário) e o “passeio” no Grande Canal. Digo “passeio” porque é praticamente impossível “andar” em Veneza sem passar por ele, uma vez que somos obrigados a andar de barco! Os românticos passeios nas famosas gôndolas é “coisa para rico”: eles cobram 100 euros (R$ 260.00) por 30 minutos, salientando que, pelo grande volume de embarcações no Grande Canal, provocando fortes marolas, este tipo de passeio quase que fica restrito aos canais secundários (estreitíssimos e quentes). Em resumo: fomos passar o dia na cidade e ficamos satisfeitos com apenas 3 horas! Volto a repetir: é tudo uma questão de gosto...
ROMA
Aqui foi a minha maior surpresa! Pensava que iria conhecer uma cidade velha e acabada, quebrei a cara! É uma lindíssima cidade, fazendo jus ao apelido de “Cidade Eterna”: O Coliseum, As Termas di Caracalla, O Vaticano, O Fórum Romano, O Pantheon, A Vila Borghese, A Fontana di Trevi, A Piazza Navona... Tudo muito bonito, sem falar nas pontes e castelos! Nas ruas, tranquilidade permanente, a qualquer hora do dia ou da noite: assalto à mão armada é quase que inexistente. O metrô, é barato, facílimo de andar e passa por quase todos os pontos turísticos da cidade. O único cuidado, principalmente no metrô, é com os “carteiristas” (profissionais batedores de carteiras) que infestam os vagões e ônibus. A benção do Papa, na praça, é toda quarta-feira, pela manhã. Das cidades que conheci na Europa, Roma é a que voltaria a visitar, sem pestanejar! Faça o possível e o impossível, mas um dia vá a Roma. 

Um comentário:

  1. Ai que inveja das boas, meu amigo!
    Nem te conto...Eu tenho todas as oportunidades do mundo em fazer uma viagem assim, mesmo porque tenho filhos em Londres família (primos, tios) na Itália que já vieram aqui três vezes e insistem para que vamos lá, e não posso por não ter coragem de deixar meu marido, ele tem medo de voar...kkkkk
    Nossos filhos reclamam, poderiam nos ver mais vezes se não fosse essa acrofobia do meu marido.
    Só agora entendo a sua ausência.
    Parabéns!
    Um abraço.
    Ivany

    ResponderExcluir