segunda-feira, 19 de maio de 2014

VAMOS TORCER...

Texto de Aloisio Guimarães

Ontem foi o jogo inaugural do "Itaquerão", o campo de futebol do Corinthians, construído para a Copa do Mundo de Futebol.
Não vou entrar no cansativo, e agora já inútil, debate do desperdício de dinheiro em estádios...
Para aqueles que não conhecem São Paulo, o tal estádio fica no bairro de Itaquera - daí o apelido de "Itaquerão" - situado na zona leste da cidade, bairro populoso e relativamente pobre. Até aí, nada demais: ser pobre não significa demérito para ninguém. Acontece que o "Itaquerão" está construído vizinho ao um terminal de metrô, que tem ao lado um enorme espaço do governo do estado de São Paulo (Atendimento ao Cidadão) e o Shopping Center Itaquera.
Não precisa "ter comido merda de cigano" para vislumbrar confusões naquela área, em dias de jogos, principalmente dentro do shopping center, ocasionadas por guerra de torcidas organizadas (que muitos chamam de "marginais organizados"), e/ou por bebedeira na sua Praça de Alimentação, antes ou depois dos jogos.
Pois bem, ontem, após o final da partida - Corinthians 0 x 1 Figueirense, com recorde de renda - torcedores corinthianos foram barrados de entrar no shopping center, gerando um princípio de tumulto e confusão - até com porta quebrada - diante da ofensa sofrida por eles.
A coisa cresceu tanto que ficou na base do "quem está fora não entra e que está dentro não sai".
Depois de muita confusão e bate-boca, as pessoas que estavam dentro do shopping conseguiram sair e o bafafá somente acabou quando os portões automáticos fecharam definitivamente o shopping, antes do seu  horário normal.
Outra coisa que é exageradamente previsível (e espero que nunca aconteça) é que as "arenas" construídas para o grande evento futebolístico se transformem em "verdadeiras arenas", com brigas generalizadas, no gramado, entre as "organizadas". É muito fácil prever tudo isto por um fato muito simples: ao invés da FIFA exigir estádios adequados à cultura do nosso país, ela exigiu estádios com "padrão europeu", sem o tradicional fosso, que impede a invasão de campo. Como eu não acredito em Papai Noel, também não acredito que meia dúzia de gatos pingados de seguranças consiga frear a animosidade existente entre os torcedores, durante os acirrados jogos Flamengo x Vasco, Palmeiras x Corinthians, Cruzeiro x Atlético, Grêmio x Internacional, Náutico x Santa Cruz...
Vamos torcer...

3 comentários:

  1. "Não vou entrar no cansativo, e agora já inútil, debate do desperdício de dinheiro em estádios..."
    Agora é só "RELAXAR E GOZAR" e
    sair gritando, adoidado, por aí: braziuziuziu!!!
    Né, ALÓ ???
    !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não!
      O meu sentimento será de indiferença.
      Não diga que não sou patriota porque, para mim, a Pátria não é chuteira. O que quis dizer com a frase foi que "somos todos antas": depois de alguns anos de gastos, depois dos estádios quase prontos, depois de levar "pé na bunda" da FIFA... Fazer manifestação, reclamando de tudo?
      Por que será que ninguém previu todos este desperdício e fez manifestação antes dos gastos acontecerem? Pelo contrário, o povo foi para a rua comemora a escolha do Brasil para sediar a Copa.
      Será que é dificil prever que os cariocas, depois da Copa, começarão a reclamar com os gastos para as Olímpiadas, depois da "porta arrombada"?
      Sabemos que, na nossa profissão, é fácil ser "engenheiro de obra pronta".

      Excluir
    2. Meu caro ALÓ, desde que o megalômano lulla
      comprou esse circo(Copa PTFifa) à peso de ouro,
      à conta de nosso suado dinheirinho(30bi!!!), que
      desanco aquele feladaputa; aqui e alhures. Nós
      somos pra lá de patriotas, o que não ocorre com
      a cambada, a entourage, embolada nas bolas da
      Copa. Creio, até, que para gáudio e enganação do
      povo, que banca essa farra faraônica, o caneco de
      Campeão, também, foi comprado na compra inicial.
      (AAraujosilva, desde os confins da Jatiúca-Beach
      em Maceió das Alagoas).

      Excluir