
Esperamos que lhe sejam
proveitosos:
1º TRUQUE
Encher o tanque sempre
pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura ambiente e do solo é mais
baixa. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao
estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio
dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro
exatamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a
temperatura de um solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada
carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado, no que
diz respeito à temperatura, para que cada galão vertido no depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.
2º TRUQUE
Quando for pessoalmente
encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de
ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade
pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais
dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e a maior parte
do combustível vertido converte-se em um cheio real e muito eficaz. Todas as
mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o
depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do
precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor
do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor)
ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar
parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse
recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque
pagando mais dinheiro.
3º TRUQUE
Encher o tanque antes que
este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há
dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você
pensa. Os grandes depósitos-cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a
evaporação ao mínimo.
4º TRUQUE
Não encher o tanque quando
o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem
imediatamente depois. Se você chega ao posto de combustíveis e vê um
caminhão-tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do
mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito
posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado
dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos
mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em
suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer seu
tanque com combustível sujo.
Gostei destas informações, alias, nunca imaginei estes detalhes.
ResponderExcluirFantástica essas orientas(TRUQUES PARA ABASTECER O SEU CARRO).
ResponderExcluirBoas D+++