terça-feira, 8 de agosto de 2017

O TOQUE DO SILÊNCIO

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES 

Mesmo que você jamais tenha ido a um funeral militar já ouviu este “Toque de Silêncio” ou "TAPS", que nos dá um nó na garganta e nos faz lacrimejar, agora vai conhecer seu significado:
Tudo começou em 1862, durante a Guerra Civil Americana, quando o Capitão do Exército da União, Robert Elly estava com seus homens perto de Harrison’s Landing, no Estado da Virginia, e o Exército Confederado estava próximo a eles, do outro lado do terreno.
Durante a noite, o capitão Elly escutou os gemidos de um soldado ferido no campo. Sem saber se era um soldado da União ou da Confederação, o capitão decidiu arriscar sua vida e trazer o homem ferido para dar-lhe atenção médica. Arrastando-se através dos disparos, o capitão chegou ao soldado ferido e começou a arrastá-lo até seu acampamento. Quando o capitão chegou finalmente às suas próprias linhas, descobriu que em realidade era um soldado Confederado e que o soldado já estava morto.
O capitão acendeu sua lanterna para, mesmo na penumbra, ver o rosto do soldado... De repente, ficou sem fôlego e paralisado. Tratava-se de seu próprio filho. O menino estava estudando música no Sul quando a guerra se iniciou. Sem dizer nada a seu pai, o moço havia se alistado no Exército Confederado. Na manhã seguinte, e com o coração destroçado, o pai pediu permissão a seus superiores para dar a seu filho um enterro com honras militares apesar de ele ser um soldado inimigo.
O capitão perguntou se poderia contar com os membros da banda de músicos para que tocassem no funeral de seu filho. Seu pedido foi parcialmente aprovado. Por respeito ao pai, lhe disseram que podiam lhe dar um só músico. O capitão, então, escolheu um corneteiro para que ele tocasse uma série de notas musicais que encontrou no bolso do uniforme do jovem falecido. Nasceu, assim, a melodia inesquecível que agora conhecemos como "Taps", cuja letra é a seguinte:
"O dia terminou, o sol se foi dos lagos, das colinas e do céu.
Tudo está bem, descansa protegido,
Deus está próximo.
A luz tênue obscurece a visão.
E uma estrela embeleza o céu, brilhando luminosa.
De longe, se aproximando, cai a noite.
Graças e louvores para os nossos dias
Debaixo do sol, debaixo das estrelas, debaixo do céu,
Enquanto caminhamos, isso nós sabemos,
Deus está próximo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário