terça-feira, 8 de maio de 2018

DESCONVITE

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

O texto abaixo, recebido por e-mail, é supostamente verídico, contando o caso do "Desconvite de Patrono da Turma" feito ao Professor Rubens de Oliveira, pela Comissão de Formatura do Curso de Administração, Jornalismo e Turismo 2005-2 da Universidade Estácio de Sá de Santa Catarina.
Como a relação patrono/dinheiro é sempre uma constante, de forma aberta ou "por debaixo dos panos", o texto, além de uma boa leitura, serve para a meditação do que seja um Patrono.
Vamos a ele:

E-MAIL DA COMISSÃO DE FORMATURA

Excelentíssimo Dr. Professor Rubens Araújo de Oliveira
Assunto: Desconvite Patrono Estácio
Data: 02/12/2005
Nós, da Comissão de Formatura 2005/2 dos cursos de Administração, Turismo, Jornalismo e GSI da faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, vimos por intermédio desta, comunicá-lo de uma situação que nos deixa muito constrangidos e de certo modo frustrados:
Há alguns meses, em visita pessoal dos membros da Comissão de Formatura a Vossa Senhoria, solicitamos e fomos prontamente atendidos e correspondidos na solicitação do convite, que muito nos honraria para homenageá-lo como Patrono das turmas acima mencionadas.
Até então, também foi abordado a possibilidade de um auxílio para amenizar os custos referentes à formatura.
Hoje pela manhã, fomos informados formalmente que o auxílio que poderia ser repassado aos formandos seria de R$ 1.000,00, que entendemos que esteja dentro das suas atuais possibilidades financeiras.
Ao repassar esta informação, a Comissão e os demais formandos, ficaram em uma situação delicada em face da dificuldade em completar o orçamento. Os mesmos reagiram e sugeriram o auxílio de outra pessoa, que também era cogitado para ser homenageado, cujo valor disponibilizado amortizará o custo relativo ao local da Colação de Grau, pois contávamos com a disponibilidade do novo auditório da Estácio.
Então, diante desta situação extremamente complicada, nós, da Comissão, acatamos o que a maioria dos formandos optou em homenagear como Patrono outra pessoa, que fará uma contribuição mais elevada.
Gostaríamos de agradecer o aceite e o comprometimento; nos desculpar pela alteração e pelo não cumprimento do convite que fora gentilmente aceito pelo senhor, mas que, diante dos fatos, a maioria decidiu que seria mais justo homenagear a pessoa que se propôs a fazer a maior contribuição para com os formandos.
Desde já, ficamos no aguardo de um retorno do recebimento deste.
Atenciosamente,
A Comissão de Formatura 2005/2.

RESPOSTA DO PROFESSOR

Prezados Acadêmicos da
Comissão de Formatura dos Cursos de Administração, Jornalismo e Turismo 2005-2,
Vocês não devem se sentir constrangidos. Frustrados, sim; constrangidos, nunca! Quem sabe este constrangimento não se trata de vergonha; ou falta de caráter; ou ainda falta de ética?...
Entendo que estou "desconvidado" para ser Patrono. Em minha vida de quase 30 anos como professor, devo ter sido patrono, paraninfo, nome de turma e homenageado dezenas de vezes. Jamais imaginei que formandos convidassem e "desconvidassem" patronos por dinheiro! Enfim, sempre há uma primeira vez para tudo.
Se eu utilizasse a mesma moeda (literalmente) - é uma pena não ter sido comunicado antes - neste caso, por idêntico critério não teria pago a minha parte como "patrono" na última festinha de confraternização dos formandos.
Meus queridos ex-futuros afilhados, eu é que me sinto constrangido, decepcionado, surpreso... Triste, mesmo!
Constrangido, porque pensei que o convite realizado fosse uma homenagem ao Ex-Diretor Geral da Estácio pela sua capacidade de administrar e levar adiante um projeto que em cinco anos tornou-se a maior Escola de Administração de SC. Todos os cursos, que ora estão se formando, obtiveram a nota máxima na avaliação do MEC. Patrono é isso: Uma pessoa que os formandos entendam deva ser exemplo na área de atuação dos cursos.
Decepcionado, porque pensei que nossos alunos honrassem o título de Bacharel, após quatro anos muita de luta e sacrifício. Patrono é isso: Uma pessoa que dignifica a profissão.
Surpreso, porque jamais imaginei ter sido "comprado" como Patrono, isto é, fui "eleito“ pelos formandos somente porque iria dar dinheiro para a formatura. Patrono não é isso; Patrono não se vende.
Triste, porque vejo que não consegui - após quatro anos de curso superior - mudar os valores de alguns alunos da Estácio SC. Patrono é isso: Uma pessoa que possui valores que prezam pela ética, moral, honra e palavra.
Sinto-me aliviado. Dormirei melhor...
Não consegui comprá-los por R$ 1.000,00. Obviamente a honraria de ser patrono vale muito mais que isso. Tivesse eu as qualidades de um patrono acima citadas - talvez me sentisse "enojado" com a situação. Como não as possuo, sinto-me aliviado em ter poupado um dinheirinho que seria gasto com pessoas das quais me envergonho ter sentido alguma consideração de relacionamento.
Assim sendo, e como não resta alternativa: Com muita alegria aceito o "Desconvite".
Entendo que outros formandos não devem compartilhar da mesma opinião dessa Comissão. A estes, desejo sucesso e sorte.
À Comissão de Formatura e aos outros, que trocaram o patrono por dinheiro, o meu desprezo. Seguramente a vida lhes ensinará o que a Faculdade não conseguiu!
Por último, desejo a todos a felicidade da escolha de um Patrono bem rico! Que ele possa pagar todas as despesas e contas... Seguramente a maior qualidade do homenageado!
Que tenham uma excelente formatura. Estarei lá, presente, na qualidade de professor da Estácio.
Digam ao Acadêmico-orador que, em seu discurso, não fale em qualidades dignas do ser humano, muito menos em decência, honra, moral e ética. Se assim o fizer, irei aparteá-lo e chamá-lo de mentiroso!
Atenciosamente,
Prof. RUBENS OLIVEIRA.
EITA CABRA BOM DA GOTA SERENA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário