quarta-feira, 22 de junho de 2016

OS ASSAHINOS

Texto de Aloisio Guimarães

Estão assassinando vergonhosamente o Hino Nacional Brasileiro e ninguém faz nada!
Para criar um clima de patriotismo nos brasileiros, virou lei, em quase todos os estados, a execução do Hino Nacional antes dos eventos esportivos. A intenção é boa, mas, no fundo, foi uma ideia copiada dos americanos.
Como não poderia deixar de ser, para o brasileiro, o principal evento esportivo é o futebol. E, como o que não falta é jogo de futebol no Brasil, quase todos os dias testemunhamos, pela televisão, "uma mutilação" do Hino Nacional, que está sendo tocado e cantado pela metade, porque estão eliminando a segunda parte do nosso hino! Sob qual alegação estão tomando esta atitude nada patriótica?
- Porque o Hino Nacional é comprido demais e esfria a preparação física dos atletas?
Seria o fim da picada! Que revoguem a lei, mas não façam isto ao nosso hino.

- Porque é o Hino comprido demais e toma grande parte do precioso tempo de televisão?
Seria uma desculpa estúpida! Quantas bobagens existem nos programas de televisão e que nada acrescentam à cultura do nosso povo.
Não existe desculpa...
E, para piorar o que já é ruim, alguns "artistas", convidados para cantar o nosso hino durante um evento mais concorrido, além de desafinarem feio, estão dando a sua própria interpretação à música do Hino Nacional, descaracterizando-a assustadoramente. Tudo isto sem falar que, enquanto o hino está sendo tocado (“assassinado”), as torcidas organizadas dos times de futebol entoam canções pornográficas e muitos “patriotas” ficam sentados, com seus bonés da cabeça, conversando, rindo...
Recentemente estive em São Paulo e fui assistir um jogo entre Palmeiras e Fluminense, válido pelo brasileirão. O que vi e ouvi me deixou estarrecido: a torcida do Palmeira aproveita a música do nosso hino e muda a sua letra para apenas “Palmeira, meu Palmeiras, meu Palmeiras...”, durante toda a execução, prejudicando aqueles que desejam realmente cantar o hino. Um verdadeiro desrespeito à pátria!
A continuar assim, num futuro bem próximo, o povo brasileiro vai desconhecer por completo um dos símbolos maiores da sua Nação.
A propósito, existirá Nação sem um Hino?
É dar tempo ao tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário