quinta-feira, 3 de junho de 2021

CRISE FINANCEIRA X CASA DE SWING

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES

A mais clara e a mais interessante analogia que podemos fazer para uma crise financeira mundial é uma Casa de Swing.
Para aqueles que não sabem o que é (ou finge que não sabem), uma Casa de Swing é um daqueles locais aonde os casais (supostamente casados) vão para trepar com outros casais (também supostamente casados). Lá, rola de tudo: todo mundo pode "comer" ou "dar" para todo mundo e, se quiser, na frente de todo mundo. É marido comendo na frente da mulher dele; é mulher dando na frente do marido dela; é marido dando na frente da mulher dele; é mulher sendo comida por dois homens ao mesmo tempo na frente do marido dela... Uma zona total!
Agora, você visualize uma dessas casas de swing, completamente lotada, penumbra total, música rolando solta, muito whisky e cerveja, bastante vinho e vodka, viagra à vontade... E todo mundo comendo ou dando para todo mundo.
Imagina agora que, bem no meio da sacanagem, uma pessoa, que ninguém conseguiu saber quem foi, grita bem alto:
- Eu estou com AIDS!
Pronto, fodeu tudo!
Agora, ninguém sabe se comeu ou deu para esta pessoa que está com AIDS. E o pior: se comeu ou deu, foi com ou sem camisinha? Quem estava comendo ou dando, irá parar de comer ou dar, porque não sabe se a pessoa que ele está comendo ou dando, no momento, comeu ou deu para a pessoa que gritou que tem AIDS. Todos ficam temerosos e desconfiados, avaliando o risco de sua situação e, por um bom tempo, não vão mais comer e/ou dar para ninguém, até saberem se esse alguém tem ou não AIDS. E quem tinha acabado de chegar à casa de swing (doido para começar a comer e/ou dar, feito coelho), sem confiança e com medo, não vai mais começar a comer e/ou dar para ninguém, até também ter a certeza esse alguém tem AIDS ou não!
A Crise de Confiança que abalou a Casa de Swing é igual à crise que abala o Mercado Financeiro Mundial. De repente, no auge da “ciranda financeira”, alguém grita:
- Eu estou quebrado!
Resultado: quem estava investindo, não investe mais e quem pensava em começa a investir, vai esperar, até saber quem está quebrado ou não!
A analogia entre a Casa de Swing e o Mercado Financeiro é pertinente; afinal, no frigir dos ovos, é tudo a mesma coisa: uma grande sacanagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário