quarta-feira, 9 de junho de 2021

VOCÊ AGUENTA BRINCADEIRA?

Texto de Aloisio Guimarães

- Você aguenta brincadeira?
Durante muitos anos, mulheres e homens que moravam na região de Palmeira dos Índios, Quebrangulo e Paulo Jacinto, se esquivaram de responder a esta simples pergunta tal qual o diabo foge da cruz.
Explico:
Como sabemos, o jumento, como a própria espécie insinua, é um animal “agraciado pela natureza”. Aconteceu que, nos anos 60, existia na cidade de Quebrangulo um jumento que, além dos requisitos que a natureza lhe deu, ainda por cima, era “superdotado”. Pense num tamanho... Pensou? Era maior ainda!
Naquela época não existiam tantos carros e motos como nos dias atuais, sendo comum, nas cidades pequenas, os animais andarem vagando pelas ruas da cidade. Como Quebrangulo era uma cidade pequena (e ainda é), o nosso jumento, pouco a pouco, foi tendo a sua "presença" notada pelo povo, principalmente pela "turma da cachaça" que, sem nada melhor que fazer, fica fofocando e zoando com a cara de todo mundo. Então, quando o jumento passava, os biriteiros diziam, na sacanagem, que o “instrumento” do jumento não era de "brincadeira”. Devagarzinho, tais comentários sobre a anatomia privilegiada do animal foi se alastrando pela cidade de modo que, naturalmente, ele ficou conhecido como “Brincadeira”, de forma que, quando o jumento apontava no começo da rua, logo avisavam:
- “Brincadeira” vem aí...
Em pouco tempo, quando os amigos se reuniam para “jogar conversa fora” e também "molhar as palavras", quando alguém se metia a engraçadinho, diziam-lhe:
- Bicho, já que você está “tirando onda” com a cara de todo mundo, você aguenta “brincadeira”?...
E assim, devido à proximidade da cidade de Quebrangulo com Palmeira dos Índios e Paulo Jacinto, a fama do animal logo se espalhou pela região, trazendo consigo esta perguntinha marota...
Agora, que você já sabe de tudo, cá para nós...
- Você também aguenta “brincadeira”?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário