sábado, 14 de julho de 2018

APRENDA A TOMAR CERVEJA

POSTAGEM: ALOISIO GUIMARÃES
Os conselhos abaixo, dados pelo Mestre-Cervejeiro Jerônimo Dias e outros colegas profissionais do ramo, vão lhe ensinar a tomar cerveja e acabar com certos folclores do tipo "O meu, sem colarinho...".
Leia com atenção os conselhos "6" e "11".
01. Uma latinha de cerveja tem exatamente a metade das calorias de um copo de suco de laranja (sem açúcar). Já aquela calabresa, com cebola frita, que sempre a acompanha...
02. A cerveja já sai pronta da cervejaria. Não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem for consumida, melhor será seu sabor. Dura em média 90 dias.
03. Deve ser guardada em pé, em lugar fresco e protegida do sol para evitar oxidação  prematura.
04. Deve resfriar na geladeira, sem pressa. Não coloque no freezer, pois a violência no  congelamento prejudica a bebida, afirma José Carlos Sampaio, um dos maiores experts de cerveja no Brasil.
05. Depois de gelada, deve ser consumida e jamais voltar à geladeira.
06. A temperatura ideal para saborear as do tipo "pilsen" é entre 4 e 6 graus. Tomá-las "estupidamente geladas", como se diz: prejudica tanto a formação de espuma na cerveja quanto "adormece" as papilas gustativas, comprometendo o sabor.
07. Copos e canecas pequenos e de cristal são os ideais, pois mantêm melhor a temperatura e a espuma. Evite canecas de alumínio, que, além de feias, tiram o prazer de apreciar o visual do líquido dourado.
08. Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida: acabam com o colarinho e liberam o gás carbônico, deixando o líquido meio choco. Idem para resíduos de detergente.
09 "Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia", ensina outro expert, Norberto D'Oliveira Neto. "Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.".
10. A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose; depois, espere baixar o colarinho. Em seguida, incline o copo até 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.
11. Com 90% de água, a bebida é hidratante e com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo "pilsen", a cerveja estimula o metabolismo, pelo menos quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos. Apesar disso, não engorda;  é folclore associar o consumo de 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos  é que engordam.
Lembre-se
Cerveja não engorda; você é que engorda se beber comendo além da conta.
Se beber, não dirija!

Nenhum comentário:

Postar um comentário